A sabedoria não está em querermos saber tudo, mas sim, em sabermos dizer o que não queremos aprender e, com humildade, admitirmos que somos ignorantes sobre esses assuntos.
# # #
Quem quer saber de tudo um pouco corre o risco de não ser capaz de compreender nada com um mínimo de profundidade.
# # #
Algo que não tenha limites para lhe dar uma forma, não é algo ilimitado; é apenas um troço deformado. Onde não há limites, o conhecimento e a sabedoria são duas impossibilidades. Num ambiente assim, há apenas uma possibilidade: a deformidade dos juízos e do entendimento.
# # #
Todo isentismo, por definição, é apenas uma forma escrota de cinismo que tenta planar acima dos excrementos que abundam em seu próprio umbigo galáctico.
# # #
Todo sectarismo, em sua essência, é apenas um punhado de ressentimentos travestidos com “boas intenções”.
# # #
Somos mais dependentes uns dos outros do que desejaríamos admitir, da mesma forma que somos mais independentes uns dos outros do que gostaríamos de reconhecer.
# # #
Sem dúvida alguma, onde há vontade, há caminho. Agora, quando o vitimismo entorpece a nossa consciência, todo caminho é encarado com má vontade, para dizer o mínimo.
*
Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros.
Comentários
Postar um comentário