Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES E APONTAMENTOS INOPORTUNOS (p. 01)

Os donos do poder até podem, devido a sua leviandade congênita, se dar ao desfrute de dizer que não sabem o que estão fazendo; já o homem comum não pode, de modo algum, dar-se a esse “luxo”, tendo em vista que terá, cedo ou tarde, que arcar com as consequências das decisões insensatas que foram tomadas pelos poderosos ditos-cujos, com o infeliz consentimento de todos aqueles que integram a massa insensata.

 

#   #   #

 

O conhecimento não é suficiente para fazermos algo bom, com toda certeza; mas, nada de bom pode ser feito sem que tenhamos, ao menos, um cadinho de conhecimento. Quanto a isso, creio que não existe a menor dúvida. Por isso, é de fundamental importância, que jamais esqueçamos que a ignorância não é, e nunca será, remédio para nenhum problema. Nem a ignorância e, muito menos, a dita-cuja da preguiça.

 

#   #   #

 

Em um ano eleitoral, todo mundo, sem exceção, em algum momento, votou no cara errado, mesmo que não admita; e votou nele crente de que havia escolhido a pessoa certa.

 

#   #   #

 

É melhor ser motivo de chacotas dos poderosos, e escarnecido pelos seus serviçais, do que viver negando a si mesmo, para parecer uma figurinha afável diante daqueles que tanto nos desprezam.

 

#   #   #

 

Uma vida autêntica não precisa ser legitimada por aplausos mecânicos da massa ignara digitalizada. O calor sincero das vaias e das calúnias dos insensatos são mais do que suficientes.

 

#   #   #

 

A baixeza e a vulgaridade de um indivíduo, sem dúvida alguma, são uma espécie de força, mas um sujeito desse naipe jamais terá o poder de uma personalidade íntegra.

 

#   #   #

 

Servir ao próximo é de fundamental importância para a formação da personalidade de um indivíduo. Porém, não nos esqueçamos: servir e servilismo não são a mesma coisa.

 

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “O SEPULCRO CAIADO”, entre outros livros.

https://lnk.bio/zanela



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHANDO SEM PRESSA NA CONTRAMÃO

Recentemente tive a alegria de encontrar em um Sebo o livro “Rubem Braga – um cigano fazendeiro do ar”, de Marco Antonio de Carvalho. Na ocasião, não tive como comprá-lo. Já havia fechado minha compra e, em consequência, não tinha mais nenhum tostão no bolso, por isso, deixei o baita na estante, torcendo para que ninguém o comprasse.   As semanas se passaram e lá estava eu, mais uma vez, no mesmo Sebo e, graças ao bom Deus, lá estava o bicho velho, esperando o Darta para levá-lo. Na ocasião estava indo para uma consulta médica e, enquanto aguardava, iniciei minha jornada pelas páginas da referida obra.   Rubem Braga, o homem que passava despercebido no meio da multidão, percebia tudo, tudinho, que a multidão não era capaz de constatar e de compreender. Não é à toa que ele era e é o grande mestre da crônica.   Ao indicar esse caminho, não estamos, de modo algum, querendo insultar ninguém não. O fato é que toda multidão, por definição, vê apenas e tão somente o que os mil olhos da massa

A ROCHA DO SEPULCRO ROLOU

É correto pagarmos tributos a César? Todos conhecemos essa perguntinha, pra lá de maliciosa, que se faz presente no Evangelho de São Matheus, como também conhecemos muito bem a resposta que foi dada por Cristo e, a resposta, curta e grossa, feito joelho destroncado, nos convida para dissiparmos as várias camadas de sombras que envolvem e, em certa medida, asfixiam o nosso coração.   O Filho de Davi disse, mostrando a todos a face do bicho velho togado na moeda, que devemos dar a César o que é dele, e a Deus o que lhe pertence. Mas, o que pertence a Deus que tem o rosto Dele impresso? Nós, amigo leitor. Lembremos, e nunca nos esqueçamos, que o Altíssimo nos fez a sua imagem e semelhança.   Infelizmente, não são poucas as vezes que acabamos nos esquecendo disso e, sem nos darmos conta, entregamo-nos de corpo e alma aos poderes pútridos deste mundo, oferecendo o que há de mais elevado em nós para ser distorcido, mutilado e agrilhoado pelas ideias, valores, ideologias, projetos e planos de

BUKOWSKI DIANTE DAS AREIAS DO TEMPO

O filósofo argentino José Ingenieros, em seu livro “Las fuerzas morales”, nos lembra que cada época tem que lutar para reconquistar a história. As pessoas de todos os tempos, dentro de suas circunstâncias, devem esforçar-se nessa empreitada. O conhecimento, por sua natureza, encontra-se espalhado pela sociedade, em repouso sobre incontáveis fragmentos, como se fosse um oceano de areia diante do horizonte da existência e, cada geração, deve procurar reconstruir, com as areias do tempo, o palácio da memória, o templo da história porque, sempre, cedo ou tarde, vem a roda-viva e sopra novas circunstâncias em nossa vida mal vivida, que vão erodindo todo o trabalho que foi realizado por nós e pelas gerações que nos antecederam. A cada nova circunstância que se apresenta, é necessário que procuremos atualizar a nossa visão do passado, para que possamos melhor compreender o momento presente e, principalmente, a nós mesmos. Nesse sentido, podemos afirmar, sem medo de errar, que a história é sem