Pular para o conteúdo principal

A FUNDA DE DAVI E A ESPADA DE GOLIAS

Boa parte dos problemas que nos atormentam, ao ponto de nos tirar o sono, são fruto de um desvio de perspectiva.

 

Essa é uma daquelas obviedades gritantes que, como toda e qualquer obviedade, acaba sendo desdenhada por nós e, por desdenharmos a dita cuja, acabamos sempre, ao final, montando num porco, como se diz por aí.

 

Problemas, entreveros, dificuldades, encrencas e tutti quanti, não são elementos acidentais da vida humana, nada disso. Eles, juntos e misturados, são fatores centrais da vida de qualquer indivíduo. Não tem mamãe, a barriga me dói.

 

Por essa razão, a maneira como encaramos os problemas faz toda a diferença. Se somos pessoas que preferem encarar tudo de um prisma obtuso e tacanho, sem dúvida alguma, qualquer probleminha será visto como uma tempestade de proporções apocalípticas.

 

Infelizmente muitas são as pessoas que procuram ver e viver as dificuldades por essa perspectiva. Não é à toa que, também, não é pequeno o número de indivíduos que acaba perdendo incontáveis oportunidades por apenas desesperar diante de um e outro obstáculo que a vida lhes impõem.

 

Agora, se nós não fôssemos tão tacanhos, veríamos que, subjacente a todos os entreveros que se apresentam em nosso caminho, há uma infinidade de oportunidades que podem ser exploradas por nós, possibilidades de crescimento pessoal, de aprimoramento de nossas potencialidades, de descobrimento de outras tantas que, até então, não conhecíamos.

 

Mas, para tanto, é imprescindível que, ao nos depararmos com os perrengues, criemos o hábito de agradecer a Deus pela oportunidade que está sendo oferecida para nós por meio de um novo desafio, ao invés de ficarmos praguejando contra tudo e contra todos como, aliás, nós frequentemente fazemos. E fazemos sem pensar. E assim fazemos porque não temos o hábito de parar para pensar no que estamos fazendo com a nossa vida.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...