Pular para o conteúdo principal

A PAZ NÃO TEM PREÇO - Notas e reflexões heterodoxas semanais

Muitas vezes se abate sobre nós um terrificante sentimento de tristeza e impotência; e, nestes dias, somos convidados a nos prostrar diante do altar de nossa consciência para podermos nos encontrar com a verdade sobre nós mesmos e, a partir dela, virar essa página de nossa vida para melhor escrevermos a nossa história.


#


Todas as vezes que medito sobre os rumos que estão sendo tomados pela educação em nosso país, de um modo geral, confesso que meu coração é inundado por um sentimento de tristeza. Porém, logo em seguida, acende-se em minha alma um facho de luz, pois lembro que a educação nunca se dá em larga escala; ela depende daquilo que nós fazemos em nosso dia a dia, olhando diretamente nos olhos dos nossos alunos, porque é na sala de aula que a “magia” acontece.


#


Se nós apagarmos a noção de transcendência, todas as bases daquilo que se convencionou chamar de educação caem por terra, porque a educação não pode ser edificada em si mesma e, principalmente, ela não é um fim em si mesma, mas um meio para nos auxiliar a realizar plenamente a nossa humanidade.


#


Um erro que frequentemente cometemos em nossas “interpretações” a respeito da conjuntura em que vivemos é que edificamos em nossa mente uma concepção idealizada do futuro — seja ela uma utopia ou uma distopia — e, com base nela, costumamos reinterpretar todo o passado, o que, inevitavelmente, nos leva a falsear o nosso entendimento do momento presente, a nos iludir com o futuro e a distorcer toda a nossa história.


#


Nem tudo aquilo que nós formos enfrentar poderá ser modificado pelos nossos esforços. Há coisas que, feliz ou infelizmente, estão muito além de nossas forças. Porém, nada, nadica de nada, pode ser modificado se não for enfrentado por nós, com todas as nossas parcas forças.


#


Conhecer biografias de pessoas que realizaram plenamente suas vocações é um exercício de cura espiritual, que solapa nossa soberba e vaidade e, acima de tudo, semeia em nosso coração a virtude da humildade.


#


Muitas pessoas cultivam em seu coração um profundo e inconfessável sentimento de ódio por pessoas que, literalmente, nunca lhes fizeram nada, absolutamente nada. Mas, para infelicidade dessas alminhas sebosas, seu ódio gratuito jamais será maior que a paz que impera no coração de suas vítimas e, principalmente, da paz que poderia governar os seus próprios corações, se elas permitissem isso.


*

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “UM GRANDE MONTE DE PÓ E SOMBRAS”, entre outros livros.

https://lnk.bio/zanela 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPARRELAS PUBLICITÁRIAS NADA EDIFICANTES

É curioso ver que na arena do poder — e fora dela também — muitíssimas pessoas se esforçam para mostrar para todo mundo, menos para Deus, que são pessoas de valor e não sujeitinhos cuja dignidade tem um preço, sempre devidamente atualizado e corrigido pela inflação. E o que mais chama a atenção é que, quanto mais essas figuras, figurinhas e figurões tentam provar que são criaturas de alma ilibada, mais se enrolam nos próprios pés. Na verdade, todos nós, em algum momento de nossas vidas, acabamos por cair nesse tipo de esparrela e terminamos por pagar aquele mico existencial nada original de querer posar de detentores de uma dignidade que não nos pertence. Bem, noves fora zero, há um momento em que todos nós podemos ver com clareza de que material é feito o nosso caráter e qual é a têmpera de nossa alma: é quando estamos diante da morte; da nossa morte. É quando estamos frente à possibilidade de ficarmos cara a cara com ela que realmente iremos descobrir qual é a envergadura do noss...

O PESO DAS COISAS SIMPLES - Notas e Reflexões Heterodoxas Semanais

É muito fácil esquecer o enorme esforço psíquico que é exigido de nós para podermos aprender qualquer coisa com um mínimo de profundidade e destreza. No caso de algumas pessoas, nem isso — tendo em vista que inúmeros indivíduos nunca, nunquinha, se esforçaram minimamente para aprender algo com um mínimo de destreza e profundidade. # Todo brasileiro, inclusive eu e você, carrega no âmago de sua alma o cadáver de uma pessoa, de um indivíduo que poderia ter nascido e realizado mil e uma façanhas, mas que não nasceu porque foi abortado por nossa preguiça nem um pouco original. # Existem muitas coisas nesta vida que, por sua natureza, são complexas e, diante delas, devemos nos esforçar para estarmos à altura de sua complexidade. E não existe nada mais complexo neste mundo do que as coisas simples da vida. Não é à toa, nem por acaso, que nos complicamos por completo quando somos confrontados por elas. # Um dos elementos fundamentais que é, de certa forma, desdenhado por toda essa turma que v...

A UNHA ENCRAVADA QUE NARCISO NÃO VIU

A verdade não existe; há apenas impressões pessoais, diz o sujeito que afirma que tudo é relativo. O engraçado nessa afirmação é que, além de ser autocontraditória, é negada frontalmente pelas atitudes das pessoas que dizem defendê-la até debaixo d’água. Reparem, e reparem bem, como a galera que diz que tudo é relativo chega salivar, com as veias do pescoço saltadas, quando alguém tem a petulância de discordar de uma vírgula de qualquer coisa que elas afirmam como sendo certa. E eis que, num estalar de dedos, toda aquela afetação de ponderação vai pro vinagre, tendo em vista que para esses abençoados, tudo é relativo, tudinho, mas suas opiniões, convicções ideológicas e o caramba a quatro, são inquestionáveis. Detalhe importante: o problema não está no relativismo em si, mas sim, no uso canhestro que se faz dele. Ora, uma coisa é relativizarmos o nosso ponto de vista, como uma estratégia metodológica para entendermos situações, realidades e pessoas que, muitas vezes, são muitíssimo dif...