É preciso que procuremos buscar a verdade e não tão somente ter razão, pois, como nos ensina Unamuno, para buscar a verdade é imprescindível que tenhamos humildade; para parecer ter razão diante dos demais, basta-nos a soberba.
#
Ionesco nos ensina que o medo nos mata, porém, se formos capazes de amar, o medo jamais irá nos subjugar.
#
É-nos impossível quebrar os dez mandamentos de Deus. Não tem como. No máximo, o que conseguimos é quebrar a nós mesmos na tentativa de ir contra eles.
#
Diante de dilemas éticos e morais, podemos dizer que os princípios seriam como os territórios a serem desbravados e os valores os mapas que nos orientam.
#
O grande problema reside na forma como nós encaramos os problemas.
#
Podemos dizer, sem medo de errar, que nós somos aquilo que frequentemente fazemos em nossa vida. Nesse sentido, a excelência não é um jeitinho especial de realizar algo, mas sim, o produto de um hábito pacientemente cultivado.
#
O que é um hábito? Seria tão só e simplesmente a interseção entre o conhecimento humildemente edificado, a habilidade exercitada de forma persistente e o desejo regiamente disciplinado.
*
Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros.
Comentários
Postar um comentário