Pular para o conteúdo principal

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #010

Lembremos: quem não movimenta as ideias em sua mente não sente os grilhões que nos prendem ao calabouço da mediocridade.

 

#

 

O filosofar é, de certa forma, o sacerdócio leigo dos homens livres.

 

#

 

É tragicômico vermos como a galera contemporânea confunde, de forma tremenda, princípios universais com normas práticas. Na real, é bem provável que nem saibam do que estamos falando.

 

#

 

Diante da mediocridade reinante, lembremos e, se possível for, jamais esqueçamos: um agitador de massas apenas toma a palavra e a instrumentaliza. O artista, por sua vez, é tomado por ela para apontar aos indivíduos o belo, a bondade e o verdadeiro.

 

#

 

Nem sempre os atos de bravura são feitos por coragem. Muitas vezes é apenas uma rasteira manifestação da mais pura covardia.

 

#

 

Tudo, tudo nesta vida, é uma questão de tempo, inclusive e principalmente o tempo que frequentemente dizemos que não temos.

 

#

 

A vida de muitas pessoas poderia ser resumida da seguinte forma: uma saudade doída de quem elas nunca foram, ao mesmo tempo em que ficam nostalgicamente lembrando quem gostariam de ter sido.

 

*

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros.

https://lnk.bio/zanela










 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #011

A vida sem momentos de recolhimento e silêncio é um convite a uma sucessão de erros.   #   Concentremo-nos no resultado que almejamos atingir, não na desculpa que iremos apresentar caso fracassemos.   #   É mais importante administrar acordos do que ficar tentando nos concentrar na criação de mecanismos para controlar as pessoas.   #   Todo escritor, ou escrevinhador, que quiser namorar a crônica deve ter o coração aberto para amar os momentos fugidios e saber amá-los.   #   Só os histéricos estão faceiros da vida na atual conjuntura em que nos encontramos.   #   Falemos apenas o necessário e o façamos apenas quando, realmente, a nossa fala for indispensável.   #   Lembremos desse velho ensinamento estoico: o que impede a ação pode sempre favorecer a ação, que aquilo que fica no meio do nosso caminho pode tornar-se o nosso caminho.   *   Escrevinhado por Dartagna...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #009

Todo orgulhoso se borra de medo da imagem das suas incontáveis imperfeições.   #   Onde não há preferência sincera, há indiferença cínica.   #   Tudo termina tragicamente quando a paciência finda melancolicamente.   #   O impulso de querer racionalizar tudo é o maior inimigo da racionalidade e do bom senso.   #   A verdadeira história da consciência individual começa com a confissão da primeira mentira contada por nós para nós mesmos.   #   Frequentemente somos firmes por pura fraqueza e audaciosos por mera teimosia.   #   Podemos usar as novas tecnologias para sermos reduzidos a uma escravidão abjeta, ou nos servirmos delas para lutarmos para preservar a nossa liberdade interior e a nossa sanidade.   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. https://l...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #012

A temperança é uma força interior; por isso, não a confunda com a afetação exibida nos mais variados ambientes sociais, inclusive nas redes sociais.   #   Disciplina não é privação, é conquista.   #   Dedicação sempre gera dividendos.   #   Liberdade exige disciplina. A disciplina nos brinda com a liberdade.   #   A vida tem menos a ver com talento do que com temperamento. E muito mais importante do que o temperamento são as virtudes que cultivamos para corrigir os defeitos advindos dele e da nossa falta de talento.   #   Nunca nos esqueçamos: ninguém merece. Ninguém é merecedor. Compreendamos isso e nos libertemos dos fantasmas que assombram a nossa consciência.   #   De fato, Deus pode ficar silente por algum tempo, mas Ele jamais estará ausente da nossa vida.   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. htt...