Pular para o conteúdo principal

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #001

Procuremos sempre aplicar-nos com garra e criatividade em todas as tarefas que nos forem confiadas. Não agir assim, com o perdão da palavra, é uma tremenda burrice.

 

#

 

A disciplina é fundamental, pois ela nada mais é do que atenção e ação bem direcionada.

 

#

 

Silêncio é força. Barulho e agitação sempre foram, e sempre serão, sinais de instabilidade e fraqueza. Não tem lesco-lesco.

 

#

 

Marco Aurélio, o imperador filósofo, pergunta: o que aconteceu no passado, recente ou não, impede-nos de agir com justiça, generosidade, bom senso, prudência, honestidade, humildade e franqueza? Então, pergunto eu: por que insistimos tanto em agir feito babacas?

 

#

 

Emocionar-se diante de um problema não é, nunca foi e nunca será, o mesmo que enfrentá-lo de frente.

 

#

 

É importante lembrarmo-nos, sempre, de que é imprescindível focarmos a nossa atenção na resolução de problemas cuja solução seja da nossa responsabilidade — e pararmos, de uma vez por todas, com essa folia de ficarmos atarantados, reagindo epidermicamente a problemas cuja resolução não nos compete.

 

#

 

Incerteza e medo não são, de forma alguma, atenuados pelo uso e abuso da força de uma autoridade nominal. Apenas a destreza adquirida com esforço individual contínuo pode, com o tempo, aplacar os nossos medos e dissipar as nossas incertezas. É nela que reside a força — não nos títulos ocos nem nos cargos vazios.

 

*

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros.

https://lnk.bio/zanela



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #012

A temperança é uma força interior; por isso, não a confunda com a afetação exibida nos mais variados ambientes sociais, inclusive nas redes sociais.   #   Disciplina não é privação, é conquista.   #   Dedicação sempre gera dividendos.   #   Liberdade exige disciplina. A disciplina nos brinda com a liberdade.   #   A vida tem menos a ver com talento do que com temperamento. E muito mais importante do que o temperamento são as virtudes que cultivamos para corrigir os defeitos advindos dele e da nossa falta de talento.   #   Nunca nos esqueçamos: ninguém merece. Ninguém é merecedor. Compreendamos isso e nos libertemos dos fantasmas que assombram a nossa consciência.   #   De fato, Deus pode ficar silente por algum tempo, mas Ele jamais estará ausente da nossa vida.   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. htt...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #011

A vida sem momentos de recolhimento e silêncio é um convite a uma sucessão de erros.   #   Concentremo-nos no resultado que almejamos atingir, não na desculpa que iremos apresentar caso fracassemos.   #   É mais importante administrar acordos do que ficar tentando nos concentrar na criação de mecanismos para controlar as pessoas.   #   Todo escritor, ou escrevinhador, que quiser namorar a crônica deve ter o coração aberto para amar os momentos fugidios e saber amá-los.   #   Só os histéricos estão faceiros da vida na atual conjuntura em que nos encontramos.   #   Falemos apenas o necessário e o façamos apenas quando, realmente, a nossa fala for indispensável.   #   Lembremos desse velho ensinamento estoico: o que impede a ação pode sempre favorecer a ação, que aquilo que fica no meio do nosso caminho pode tornar-se o nosso caminho.   *   Escrevinhado por Dartagna...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #013

Deus é misericórdia. Sempre é. O problema é que nosso orgulho nos cega e não nos permite ver e sentir a presença do seu amor em nossa vida.   #   Nada é tão ofensivo quanto um elogio indevido.   #   Todo pacato cidadão é, no fundo, um tirano desocupado. Todo cidadão que se diz crítico é, no fundo, um tirano atarefado.   #   O entusiasmo bestial, que a tudo destrói, está presente, oculto, no fundo de todas as nossas convicções furadas.   #   A História é um grande desfile de falsos absolutos.   #   O que é o inferno? O inferno é senão o sofrimento de não ser mais capaz de amar.   #   Tudo aquilo que não podemos dizer, em alguma medida, nos define.   #   Ocupar o tempo livre com toda ordem de distrações é o mesmo que entorpecer o corpo, a mente e a alma com coquetéis de drogas e demais tranqueiras similares.   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de...