Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES SOBRE OS AFETOS POLÍTICOS DO NOSSO TEMPO

Para um esquerdista, seja ele inveterado ou de primeira-viagem, todo aquele que não for marxista, ou simpatizante dessa folia, só pode ser uma coisa: um facínora de extrema-direita. Não interessa quem você seja.

 

#   #   #

 

Crítica feita a uma figura pública, investida de poder, não é agressão, nem ameaça às instituições; é apenas um modesto exercício de cidadania que revitaliza a democracia e suas instituições.

 

#   #   #

 

Se temos uma opinião ruim sobre algo ou alguém, isso não é, de jeito-maneira, um insulto ou algo similar. É apenas a expressão de uma desaprovação manifesta sobre algo ou alguém. E o fato de alguém não ser bem quisto por alguns indivíduos, isso não deveria ser motivo de escândalo para nenhuma pessoa que tenha um pingo de bom senso e uns litros de vergonha na cara.

 

#   #   #

 

Se uma pessoa resolve aventurar-se na vida política, ela deve estar preparada para não dizer tudo o quer e ter de ouvir tudo o que não quer. Se o indivíduo não tem essa disposição, e quer porque quer calar a boca de todos aqueles que, no seu entender, estiverem afrontando sua magnífica pessoinha, nós já sabemos muito bem que tipo de político esse carniça será.

 

#   #   #

 

A vida política não deveria ser um espaço para ser usado por indivíduos carreiristas que procuram a sua autopromoção, porque a arena política é, em sua essência, um espaço destinado para aqueles que almejam entregar-se abnegadamente ao sacrifício pelo bem comum, pelos nossos irmãos que, jocosamente, chamamos de concidadãos. Porém, infelizmente, o que mais temos nessa seara são oportunistas de todos os naipes. Não é à toa, nem por acaso, que as lides políticas são o que são.

 

#   #   #

 

No Brasil, infelizmente, a grande maioria das pessoas que se considera um cidadão criticamente crítico, ou um patriota de coração partido, acabam não sendo nada disso. Na melhor das hipóteses, essas pessoas são apenas melancólicos bons torcedores de um time pra lá de malicioso.

 

#   #   #

 

O Estado, quando está nas mãos de oligarquias fisiológicas e de clãs políticos é um problema, praticamente insolúvel. Agora, quando o Estado passa a ser manobrado pelas garras de oligarcas totalitários, que tudo fazem para fazer avançar a agenda cínica do seu projeto de poder, ele, o Estado, se torna o epicentro de uma tragédia imensurável.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros.

https://lnk.bio/zanela



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #017

Cada obstáculo que enfrentamos e superamos nos torna mais fortes para enfrentar os próximos.   #   Inevitavelmente, todos nós iremos nos enferrujar ou nos cansar. Prefira o cansaço.   #   O filósofo Aríston nos ensina que devemos ser indiferentes a tudo, menos às virtudes.   #   A reputação não importa. Fazer o certo, sim.   #   Pratique a persistência e, ao praticá-la, estará praticando tudo que é necessário.   #   Genialidade, muitas vezes, é apenas e tão somente persistência.   #   Todos nos consideramos pessoas hábeis, instruídas e esclarecidas, mas nós seríamos capazes de ter paciência para refinar nossas ideias e pontos de vista?   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. https://lnk.bio/zanela

NÃO ADIANTA FUGIR DO ASSUNTO

Muita coisa já foi escrita a respeito da importância da leitura para uma vida bem vivida e, algo me diz, muito ainda será escrito sobre este assunto candente, porque, como todos nós sabemos — e fingimos não saber —, ler e escrever não são habilidades inatas. Muito pelo contrário, elas são aprendidas a duras penas, e quem diz o contrário ou está enganado ou mentindo de forma canhestra. Por isso, não é à toa nem por acaso que a grande maioria das pessoas que aprende a ler e escrever utiliza essas preciosas habilidades apenas em situações profissionais, onde elas são indispensáveis, ou em circunstâncias de pouca valia, como um bate-boca em um grupo de WhatsApp ou em uma rede social qualquer. Fora disso, a leitura, juntamente com a escrita, é desdenhada de forma soberba. Ora, não são poucas as pessoas, detentoras de um canudo que atesta a sua passagem pelos bancos do ensino superior, que enchem a boca para dizer que nunca leram um livro de fio a pavio (acreditem, existe muita gente desse n...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #018

Persista e resista.   #   Uma derrota não é senão uma etapa no processo de autoeducação; o ponto de partida para os próximos passos rumo à maturidade.   #   Nós paramos de agir quando interpretamos os nossos fracassos de forma equivocada.   #   O aprendizado com os nossos fracassos, como todo e qualquer aprendizado, não é gratuito; exige esforço e, por isso, é muitas e muitas vezes desconfortável.   #   O grande mal da nossa época é que muitíssimas pessoas têm o corpo mole, o coração duro e o caráter pútrido.   #   O indivíduo que tudo quer, nada tem.   #   Muitas vezes, o melhor amigo que podemos ter é um bom inimigo.   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. https://lnk.bio/zanela