Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE INSIGNIFICÂNCIAS E INCONGRUÊNCIAS (p. 35)

Não digo que todo povo tem o governo (executivo e legislativo) que merece porque tal encrenca não é uma questão de mérito não. Na verdade, penso que todo o governo, de um modo geral, nada mais é que uma expressão do espírito público que anima a sociedade. Trocando em miúdos: cada povo tem o governo que pode ter, merecendo ou não a tranqueira que o (des)governa.

 

#   #   #

 

Nesta vida apenas encontramos consolo quando primeiramente aprendemos a consolar. Essa lição, tão simples, presente na oração de São Francisco de Assis, repetida diariamente por nós, deveria ser uma chama ardente em nosso coração que, infelizmente, encontra-se com seus átrios e ventrículos intoxicados por toda ordem de ideologias modernosas, que querem a todo custo nos levar a crer que somos grandes vítimas, as maiores de toda a história. Não é à toa, nem por acaso, que vivemos pelos quatro cantos entregues a toda ordem de lamúria, fazendo das reclamações estéreis a nossa única oração.

 

#   #   #

 

Somente um cadáver não é capaz de reagir diante dos vermes que devoram gulosamente a sua carne. Nem mesmo na série “The Walking Dead” isso acontece. Nesse sentido, não há exagero algum em dizer que a liberdade de expressão, em nosso triste país, ao que tudo indica, jaz nesta condição de cadáver insepulto, tendo em vista o servilismo manifesto, aos tiranetes do momento, por aqueles que deveriam defender a tal da liberdade de expressão com unhas e dentes.

 

#   #   #

 

Deus nos proteja da justiça dos santarrões e dos seus acólitos de última hora.

 

#   #   #

 

C. S. Lewis, certa feita havia dito que acreditava no Cristianismo da mesma forma que ele não duvidava que o sol nasce todo santo dia no horizonte. E ele dizia isso não devido à alvorada regular do astro rei, mas sim, porque através dele, por causa da sua luz, ele podia ver tudo com clareza.

 

#   #   #

 

Há muitas coisas que se fazem presentes por muito tempo em nossa vida, mas não deixam marca nenhuma em nossa alma. Porém, há momentos fugidios, que duram apenas alguns minutos e, em alguns casos, apenas uns míseros segundos e, os abençoados, nos marcam profundamente para todo o sempre, como se abrissem para os nossos olhos uma pequena janela, através da qual nós vislumbramos um cadinho da eternidade.

 

#   #   #

 

Poucas coisas nesta vida são mais perigosas que um caboclo desocupado.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #029

O que muitos chamam de cultura, de alta cultura, não passa de siricuticos de uma alma medíocre que se consome em risinhos histéricos. # Há algum antídoto para um simulacro de cultura e para uma consciência criticamente fingida? Sim: vergonha na cara e estudar com zelo e seriedade. # Ao romper de uma crise, podemos derramar lágrimas de angústia ou de arrependimento. Estas são lágrimas que lavam nossa alma; aquelas são as que irrigam nossas dores e excitam nossas mágoas. # Para entendermos de uma vez por todas que modismos não têm força para ditar as regras e guiar os rumos da história, basta que vejamos algumas fotos antigas. # Ser alguém na vida, muitas vezes, é uma forma de punição. # Ser autêntico é a base da genialidade. O problema é sabermos o que, de fato, seria essa tal de autenticidade neste mundo de simulacros. # É mais fácil manter a disciplina do que querer estar o tempo todo motivado. # Pecados que não provocam uma contrição em nosso coração geralmente nos levam a outros pec...

UMA VERSÃO MALACAFENTA DE NÓS MESMOS

A vida não é estática, por mais atarracada que seja a nossa maneira de encará-la. Ela é dinâmica, como nos lembra José Ortega y Gasset, e está em constante fluxo e refluxo, bonança e agitação, conforme as nossas decisões e frente às circunstâncias que se apresentam a nós.   Saber compreender e assimilar as circunstâncias da vida é a chave para que nos tornemos cientes das oportunidades e obstáculos que estão latentes e, principalmente, para nos tornarmos mais conscientes da pessoa que estamos nos tornando através das decisões que tomamos todo santo dia.   À primeira vista essa é uma tarefa simples por demais, porém (porque sempre há um porém), o nosso coração vive em desassossego, inquieto consigo, com tudo e com todos e, tal inquietude, é malandramente instigada pelo estilo de vida modernoso que levamos.   Aceitamos de bom-grado ser bombardeados com informações de relevância duvidosa, informações essas que chegam até nós pelas ondas da grande mídia, das redes sociais e d...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #028

Camus nos lembra que, para muitos homens, o êxito é uma lei e a brutalidade, uma tentação. # Patriotismo não é profissão. # Muitas vezes, aquilo que é considerado improvável pode tornar-se possível. # Os fins justificam os meios; por isso, se equivocam terrivelmente aqueles que estão embriagados com seus fins. # A vida, como nos ensina Umberto Eco, nada mais é do que uma lenta rememoração da infância. # Os imbecis acreditam que são sempre juízes mais serenos e justos do que Deus. # Os vícios precisam ser amados e defendidos por aqueles que são escravizados por eles. É assim que o mundo moderno funciona. # Os vícios precisam ser esfolados, não protegidos. * Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. https://lnk.bio/zanela