Pular para o conteúdo principal

AS FLORES SOBRE O SEPULCRO CAIADO

José Ortega y Gasset. Aí está um cabra cuja obra todos nós deveríamos conhecer e, se não conhecemos, estamos atrasados, mais uma vez, só pra variar. Enfim, vida que segue.

 

Segundo o simpático filósofo espanhol, em sua obra (anote aí) “A Rebelião das Massas”, um dos principais inimigos da cultura e da sociedade seriam aqueles mocinhos e moções que desfrutam do legado das gerações que nos antecederam e ignoram, despreocupadamente, o modo como este foi edificado e, por ignorar isso, sem querer acabam por destruir o tal legado.

 

Em alguma medida, todos nós somos um pouco esse personagem. Alguns mais, outros menos, mas todos o somos, mesmo que não admitamos.

 

Ora, por todo o Brasil, do Oiapoque ao Chuí, vemos de um lado boleiras de pessoas clamando pelo “resgate” dos valores da Civilização Ocidental e, na outra banda, vemos borbotões de indivíduos bradando pela “salvação” da Democracia.

 

Quer dizer, cada uma das partes, em grande medida, quer salvar e resgatar o que elas entendem por Civilização Ocidental e Democracia e, o seu entendimento, frequentemente sem fundamento, é tido por eles como mais do que suficiente para se sentirem plena e criticamente satisfeitos.

 

Pois é. Eis aí uma fórmula infalível para destruir de alto a baixo tudo aquilo que imaginamos estar preservando.

 

Mais grave que essa impostura, é a daqueles que, soberbamente, enchem a boca para dizer que não dependem de nada disso, afirmando sua autossuficiência em relação a tudo e a todos, dizendo com afetação que isso não lhes afeta.

 

Os gregos tinham um nome fofo para essa atitude frente à polis. Tão fofo que, nas atuais circunstâncias tupiniquins, prefiro não usar.

 

Mas uma coisa é certa: essa atitude é muito mais eficaz para destruir o legado que nos foi deixado pelas gerações que nos antecederam e, com o tempo, junto com ele, se vai também a idolatrada autossuficiência que, queira ou não, só é possível quando ela está amparada nos ombros de gigantes que, é claro, não somos nós. Nem eu, nem você.

 

E por hoje é só pessoal.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...