Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE INSIGNIFICÂNCIAS E INCONGRUÊNCIAS (p. 24)

Honra é algo raro, muito raro e, por isso mesmo, não esperemos encontrar esse bem precioso presente no coração das víboras togadas, nem nas ações dos sicofantas e, muito menos, no olhar dos chacais de terno e gravata.

 

#   #   #

 

Há homens de valor que, por isso mesmo, não tem preço. Esses são tão raros quanto imprescindíveis. Há também aqueles que têm preço e que, por essa razão, não valem nada. E eles são muitos e se vendem por qualquer bagatela para quem estiver no poder. E é claro que esses biltres até fazem aquele charminho na hora da barganha, mas cedem tudo, tudinho, “facim, facim”, desde que lhes garantam um lugarzinho bacana no parquinho da Ilha da Fantasia.

 

#   #   #

 

O que muitíssimas pessoas chamam de “princípios” e “valores”, não passa de um punhadinho de slogans publicitários e de estereótipos políticos. Só isso e olhe lá.

 

#   #   #

 

Se estamos diante de uma situação que nos parece insolúvel, isso não quer dizer que não há nada que possa ser feito para resolver a encrenca que nos atinge. Significa apenas que, da perspectiva que estamos encarando a situação, não iremos encontrar solução nenhuma e que, se deixarmos de teimosia, iremos constatar, com alegria, que existem inúmeros outros caminhos possíveis que estão sendo ignorados por puro capricho de nossa parte.

 

#   #   #

 

O povo vive tomando pileques de ilusão com esse tal de futebol; e com a dita-cuja da política também. E é cada porre, cada ressaca, que não há epocler que dê jeito.

 

#   #   #

 

Antes de dizermos, de forma arrogante, que não entendemos algo, perguntemos, para nós mesmos, se realmente procuramos nos esforçar minimamente para tentar entendê-lo.

 

Na maioria das vezes, aquilo que dizemos não entender é apenas e tão somente o reflexo opaco daquilo que escolhemos ignorar por pura birra.

 

#   #   #

 

A esperança é uma virtude e, enquanto tal, nada tem que ver com utopias políticas e com ilusões ideológicas. Por isso, é um péssimo sinal colocarmos no lugar da esperança, as miragens projetadas por partidos políticos e as expectativas fomentadas por lideranças maliciosas.

 

Tanto num, quanto no outro caso, a virtude dá lugar a instrumentalização maquiavélica dos medos e anseios das multidões desorientadas, como uma forma diabólica de compensação para a cavalar ausência de esperança que há em seus fragilizados corações.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #029

O que muitos chamam de cultura, de alta cultura, não passa de siricuticos de uma alma medíocre que se consome em risinhos histéricos. # Há algum antídoto para um simulacro de cultura e para uma consciência criticamente fingida? Sim: vergonha na cara e estudar com zelo e seriedade. # Ao romper de uma crise, podemos derramar lágrimas de angústia ou de arrependimento. Estas são lágrimas que lavam nossa alma; aquelas são as que irrigam nossas dores e excitam nossas mágoas. # Para entendermos de uma vez por todas que modismos não têm força para ditar as regras e guiar os rumos da história, basta que vejamos algumas fotos antigas. # Ser alguém na vida, muitas vezes, é uma forma de punição. # Ser autêntico é a base da genialidade. O problema é sabermos o que, de fato, seria essa tal de autenticidade neste mundo de simulacros. # É mais fácil manter a disciplina do que querer estar o tempo todo motivado. # Pecados que não provocam uma contrição em nosso coração geralmente nos levam a outros pec...

UMA VERSÃO MALACAFENTA DE NÓS MESMOS

A vida não é estática, por mais atarracada que seja a nossa maneira de encará-la. Ela é dinâmica, como nos lembra José Ortega y Gasset, e está em constante fluxo e refluxo, bonança e agitação, conforme as nossas decisões e frente às circunstâncias que se apresentam a nós.   Saber compreender e assimilar as circunstâncias da vida é a chave para que nos tornemos cientes das oportunidades e obstáculos que estão latentes e, principalmente, para nos tornarmos mais conscientes da pessoa que estamos nos tornando através das decisões que tomamos todo santo dia.   À primeira vista essa é uma tarefa simples por demais, porém (porque sempre há um porém), o nosso coração vive em desassossego, inquieto consigo, com tudo e com todos e, tal inquietude, é malandramente instigada pelo estilo de vida modernoso que levamos.   Aceitamos de bom-grado ser bombardeados com informações de relevância duvidosa, informações essas que chegam até nós pelas ondas da grande mídia, das redes sociais e d...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #028

Camus nos lembra que, para muitos homens, o êxito é uma lei e a brutalidade, uma tentação. # Patriotismo não é profissão. # Muitas vezes, aquilo que é considerado improvável pode tornar-se possível. # Os fins justificam os meios; por isso, se equivocam terrivelmente aqueles que estão embriagados com seus fins. # A vida, como nos ensina Umberto Eco, nada mais é do que uma lenta rememoração da infância. # Os imbecis acreditam que são sempre juízes mais serenos e justos do que Deus. # Os vícios precisam ser amados e defendidos por aqueles que são escravizados por eles. É assim que o mundo moderno funciona. # Os vícios precisam ser esfolados, não protegidos. * Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO”, entre outros livros. https://lnk.bio/zanela