Pular para o conteúdo principal

O ATESTADO DE ÓBITO DA PROCURA PELA VERDADE

Santo Tomás de Aquino, juntamente com toda a sabedoria perene, nos ensina que o homem de um único livro é, sem dúvida alguma, um grande perigo. E complemento: tão perigoso, senão mais perigoso que um homem que não tenha lido nenhum livro.

 

Explico-me: uma pessoa que nunca tenha lido livro algum na vida, ao menos, tem em seu íntimo, uma razoável compreensão de que seus conhecimentos são limitados e, tal entendimento, acaba lhe dando uma certa modéstia frente a realidade.

 

Agora, a pessoa que tenha lido apenas um livro ou, digamos, que tenha lido um cadinho de um, um tantinho de outro e assim por diante, é uma pessoa muitíssimo perigosa porque ela tem a falsa sensação de que conhece alguma coisa com uma suposta amplitude.

 

E se cultivamos esse tipo de impressão em nossa alma, corremos o sério risco de nos fecharmos para o conhecimento de qualquer coisa em profundidade, ficando apegados a ninharias que apenas apequenam a nossa alma e estreitam o nosso olhar.

 

De certo modo é isso que acabamos fazendo conosco por meio desse culto postiço aos diplomas que podemos obter aqui e acolá. Diplomas estes que, muitas e muitas vezes, apenas os desejamos pelo valor que eles têm frente a sociedade, enquanto um instrumento que pode nos ajudar a nos colocar de uma forma melhor no mundinho em que vivemos, não pelo conhecimento que efetivamente construímos e que eles, por sua vez, deveriam atestar.

 

Dito de uma forma diferente, podemos dizer que o homem de um livro só, apontado por Santo Tomás de Aquino, seria similar ao indivíduo que afixou um diploma na parede, para sentir-se diferente dos demais sem, necessariamente, ter se esmerado para apartar-se da sua própria ignorância que o consome sorrateiramente todo santo dia sem que ele perceba.

 

Enfim, não estou dizendo que os diplomas não tem valor, longe de mim. Digo apenas que a idolatria dos mesmos não infunde sabedoria no coração de ninguém, nem nos torna pessoas melhores.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...