Pular para o conteúdo principal

ESTAQUEADOS FEITO MARMOTAS

Existem certos ensinamentos que deveriam ser assimilados por nós ao ponto deles integrarem o nosso modo de ser. Um desses ensinamentos é aquele que nos é ministrado pelas palavras de Edgar Allan Poe, onde o mesmo nos lembra que devemos acreditar em apenas metade daquilo que vemos e, principalmente, em nada daquilo que ouvimos aqui e acolá.

 

Essa lição, tão bem expressa pelas palavras cristalinas desse grande escritor, foi dita de outro modo, pelo velho Raul Seixas, através de uma de suas canções, onde o mesmo nos diz que não precisamos ler jornais, porque mentir sozinhos nós somos capazes.

 

Seja através da sutileza de Edgar Allan Poe ou do jeitão bem humorado do Velho Raul, uma coisa é certa, mais do que certa, tremendamente certa: na época em que nós temos nosso acesso facilitado à informação, é justamente o tempo em que agimos de uma forma miseravelmente crédula diante de tudo aquilo que chega até nós.

 

Posso estar enganado, mas algo me diz que quando consumimos as tranqueiras que chegam até as meninas dos nossos olhos, nós tendemos a simplesmente aceitar como “verdade incontestável” tudo aquilo que simplesmente acabe por confirmar aquilo que sentimos como sendo supostamente correto e desejável.

 

Sejam tranqueiras na forma de imagens, vídeos curtos [o mais curto possível], memes, prints de manchetes e similares, lá estamos nós, crédulos, desde que tais traquitanas confirmem os nossos sentimentos sem, é claro, agregar valor algum ao que sentimos.

 

O mesmo vale para quando ficamos estaqueados na frente da televisão feito uma marmota, ouvindo servilmente o que nos é apresentado pelos conglomerados de mídia.

 

Em ambos os casos, quando estamos nos “informando”, na real, não estamos procurando ampliar a nossa compreensão com algo realmente relevante, mas apenas ansiando confirmar os nossos afetos [políticos], mesmo que isso seja um tremendo engano.

 

Enfim, não é à toa, nem por acaso, que na dita cuja da “Era da Informação” estejamos, assim, tão desorientados.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LUZ DO LUAR SOBRE OS CEMITÉRIOS ESQUECIDOS

Mário Souto Maior é o autor do “Dicionário do Palavrão e termos afins”, onde o mesmo reuniu, nada mais, nada menos, que três mil insultos que fazem parte da língua portuguesa, cujo imperador, segundo Fernando Pessoa, é o grande Padre Antônio Vieira.   Se o amigo leitor nunca consultou a referida obra, sugiro que o faça para, quem sabe, poder enriquecer mais o seu vocabulário com aquelas pérolas que não são assim tão preciosas.   Sim, eu sei, todo mundo sabe, não é de bom alvitre proferir impropérios, porém, há ocasiões em que essas são as únicas palavras que verdadeiramente podem ser ditas para expressar com clareza o que estamos sentindo.   Aliás, como certa feita havia dito Millôr Fernandes, todo mundo tem o sacrossanto direito ao “phoda-se”, pois é preferível dizer cobras e lagartos num momento de indignação do que ficar guardando potes e mais potes de fel e rancor no coração, para alimentar mesquinhas vinganças e outras coisinhas insalubres semelhantes.   Todavia, é importante lemb

REFLEXÕES E APONTAMENTOS INOPORTUNOS (p. 01)

Os donos do poder até podem, devido a sua leviandade congênita, se dar ao desfrute de dizer que não sabem o que estão fazendo; já o homem comum não pode, de modo algum, dar-se a esse “luxo”, tendo em vista que terá, cedo ou tarde, que arcar com as consequências das decisões insensatas que foram tomadas pelos poderosos ditos-cujos, com o infeliz consentimento de todos aqueles que integram a massa insensata.   #   #   #   O conhecimento não é suficiente para fazermos algo bom, com toda certeza; mas, nada de bom pode ser feito sem que tenhamos, ao menos, um cadinho de conhecimento. Quanto a isso, creio que não existe a menor dúvida. Por isso, é de fundamental importância, que jamais esqueçamos que a ignorância não é, e nunca será, remédio para nenhum problema. Nem a ignorância e, muito menos, a dita-cuja da preguiça.   #   #   #   Em um ano eleitoral, todo mundo, sem exceção, em algum momento, votou no cara errado, mesmo que não admita; e votou nele crente de que havia escolhido a pessoa

NÃO SE FAZ UMA NAÇÃO COM HOMENS ABJETOS

Miguel Reale, em um dos capítulos do seu livro “De olhos no Brasil e no mundo”, nos chama a atenção para algumas questões a respeito da educação em nosso país. Nesse escrito, notava ele, com sua pena e tinteiro que, nos anos 90, as Instituições de Ensino Superior estavam pipocando por todos os cantos de nosso país e que, tal florescimento, era visto por muitos como um sinal de progresso, de desenvolvimento e, acima de tudo, de orgulho. Pois é. Mas o professor Reale (1910 - 2006) via esse cenário com outros olhos, tendo em vista que a raiz dos males da educação em nosso triste país são de outra cepa.   Sem dúvida alguma, é bom que tenhamos universidades. Se possível, muitas. Porém, mais importante que isso, seria podermos dispor de escolas melhor estruturadas e, deste modo, oferecer instrumentos mais aquilatados para a edificação dessa tal de educação.   No seu entender, uma nação que se ufana da criação de uma infinidade de Instituições de Ensino Superior sem, necessariamente, se esmer