Pular para o conteúdo principal

O CAJADO DO VELHO ANCIÃO

Desde os tempos de vovó que todo mundo sabe, de cor e salteado, que é muito importante consultarmos mais de uma fonte de informação antes de chegarmos a uma conclusão sobre qualquer assunto.

 

Aliás, a confrontação de ideias que contrariam uma a outra, a contraposição de propostas de solução para um problema é a base para aquilo que nossas avós chamavam simplesmente de bom-senso e que, atualmente, as pessoas mais comedidas, diriam que isso seria o mínimo que se espera de uma pessoa que tenha um pouquinho de razoabilidade.

 

Para tanto, é imprescindível que tenhamos a tal da paciência para, é claro, realmente conhecermos os pontos de vista divergentes e, com esforço e diligência, possamos chegar a uma resposta minimamente convergente e suficientemente razoável.

 

Não apenas isso. Antes de qualquer coisa é de fundamental importância que consideremos a possibilidade de que podemos estar redondamente errados sobre o que pensamos a respeito do que está sendo analisado por nós.

 

Se estivermos certos, se a confrontação das descrições dos fatos, das ideias e propostas apenas revelarem que aquilo que tínhamos como correto é a mais cristalina verdade, ótimo. Que delícia. Agora, se ao final dessa trabalheira toda descobrirmos que nós estávamos redondamente equivocados, ótimo também, porque poderemos nos corrigir e isso, por mais desconfortável que seja, é muito bom, não é mesmo?

 

O problema é que não são poucas as pessoas que preferem apenas informar-se com aquilo que, em alguma medida, e de certa forma, confirma as suas “convicções”, e isso é grave, muito grave.

 

Infelizmente, admitamos ou não, não são poucas as ocasiões em que agimos desse modo, fechando-nos e copas, porque na maioria das vezes o que mais queremos não é conhecer a verdade para que ela nos liberte da nossa ignorância. Não. Infelizmente, na grande maioria dos casos, nós queremos apenas vencer o bate-boca, mesmo que isso nos leve a abraçar uma farsa, a mutilar o nosso coração e ferir de morte a nossa razão.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ROCHA DO SEPULCRO ROLOU

É correto pagarmos tributos a César? Todos conhecemos essa perguntinha, pra lá de maliciosa, que se faz presente no Evangelho de São Matheus, como também conhecemos muito bem a resposta que foi dada por Cristo e, a resposta, curta e grossa, feito joelho destroncado, nos convida para dissiparmos as várias camadas de sombras que envolvem e, em certa medida, asfixiam o nosso coração.   O Filho de Davi disse, mostrando a todos a face do bicho velho togado na moeda, que devemos dar a César o que é dele, e a Deus o que lhe pertence. Mas, o que pertence a Deus que tem o rosto Dele impresso? Nós, amigo leitor. Lembremos, e nunca nos esqueçamos, que o Altíssimo nos fez a sua imagem e semelhança.   Infelizmente, não são poucas as vezes que acabamos nos esquecendo disso e, sem nos darmos conta, entregamo-nos de corpo e alma aos poderes pútridos deste mundo, oferecendo o que há de mais elevado em nós para ser distorcido, mutilado e agrilhoado pelas ideias, valores, ideologias, projetos e planos de

CAMINHANDO SEM PRESSA NA CONTRAMÃO

Recentemente tive a alegria de encontrar em um Sebo o livro “Rubem Braga – um cigano fazendeiro do ar”, de Marco Antonio de Carvalho. Na ocasião, não tive como comprá-lo. Já havia fechado minha compra e, em consequência, não tinha mais nenhum tostão no bolso, por isso, deixei o baita na estante, torcendo para que ninguém o comprasse.   As semanas se passaram e lá estava eu, mais uma vez, no mesmo Sebo e, graças ao bom Deus, lá estava o bicho velho, esperando o Darta para levá-lo. Na ocasião estava indo para uma consulta médica e, enquanto aguardava, iniciei minha jornada pelas páginas da referida obra.   Rubem Braga, o homem que passava despercebido no meio da multidão, percebia tudo, tudinho, que a multidão não era capaz de constatar e de compreender. Não é à toa que ele era e é o grande mestre da crônica.   Ao indicar esse caminho, não estamos, de modo algum, querendo insultar ninguém não. O fato é que toda multidão, por definição, vê apenas e tão somente o que os mil olhos da massa

BUKOWSKI DIANTE DAS AREIAS DO TEMPO

O filósofo argentino José Ingenieros, em seu livro “Las fuerzas morales”, nos lembra que cada época tem que lutar para reconquistar a história. As pessoas de todos os tempos, dentro de suas circunstâncias, devem esforçar-se nessa empreitada. O conhecimento, por sua natureza, encontra-se espalhado pela sociedade, em repouso sobre incontáveis fragmentos, como se fosse um oceano de areia diante do horizonte da existência e, cada geração, deve procurar reconstruir, com as areias do tempo, o palácio da memória, o templo da história porque, sempre, cedo ou tarde, vem a roda-viva e sopra novas circunstâncias em nossa vida mal vivida, que vão erodindo todo o trabalho que foi realizado por nós e pelas gerações que nos antecederam. A cada nova circunstância que se apresenta, é necessário que procuremos atualizar a nossa visão do passado, para que possamos melhor compreender o momento presente e, principalmente, a nós mesmos. Nesse sentido, podemos afirmar, sem medo de errar, que a história é sem