Pular para o conteúdo principal

IGNORÂNCIA BANDIDA

Você, eu, todos nós já tivemos que enfrentar maus bocados na vida e, com toda certeza, muitos outros estão nos aguardando nos tempos que estão por vir e isso, é claro, não é um bicho de sete cabeças. Nada disso. É apenas a vida como ela é e sempre será.

 

De todos os perrengues que vez por outra temos que encarar, provavelmente o pior de todos é quando somos tomados por um grande estado de confusão, confusão essa que foi parida pela nossa limitada compreensão a respeito de tudo, mas, principalmente, a respeito de nós mesmos.

 

Na verdade, bem na verdade, boa parte de todas as situações que nós vivemos, e que nos deixam apoquentados, são fruto dessa nossa ignorância a respeito de quem somos e, é claro, de quem podemos vir a ser com a maneira como vivemos a nossa vida.

 

Boa parte dos dias da nossa existência vadia, seguimos o nosso passo meio que no automático e, na melhor das hipóteses, vamos mecanicamente cumprindo com todas as nossas obrigações, sem pensar muito no babado.

 

Na pior das hipóteses, oscilamos entre o automatismo de nossos deveres profissionais e alguns momentos de apatia, frente a algum entretenimento midiático qualquer, para não pararmos, nem por um instante, para refletir sobre a falta de propósito que toma conta de nossa alma.

 

Quando permitimos que isso ocorra - tanto na primeira como na segunda situação - estamos nos reduzindo a uma reles engrenagem de algo que lavora noite e dia para nos esvaziar e nos alienar e, assim o é, porque fazemos questão de ignorar quem nós somos e, é claro, desprezamos tudo, tudinho, o que nós poderíamos realmente ser se procurássemos nos conhecer um pouquinho melhor.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...