Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE INSIGNIFICÂNCIAS E INCONGRUÊNCIAS (p. 07)


Sem um mínimo de perseverança e constância em nossa vida nós teremos tudo, tudinho, para sermos um baita de um zero à esquerda.

 

#   #   #

 

Por trás de todo tirano há um recalcado acuado, da mesma forma que atrás das poses de indignação afetada de todo e qualquer hater engajado, há um tiranete, recalcado como todo postulante a tirano, doido, doidinho para destruir a vida de qualquer pessoa que tinha a infelicidade de cometer o disparate de não apenas pensar de uma maneira que eles desaprovam, mas também e principalmente, de ousar dizer publicamente o que pensam.

 

#   #   #

 

Apenas são realmente felizes aqueles que procuram, na medida de suas limitações, ser úteis. Dito de outro modo: apenas somos realmente maduros quando nos esforçamos, de forma abnegada e sincera, para servirmos àqueles que suplicam, de forma silente ou não, o auxílio de uma mão gentil.

 

#   #   #

 

O homem não é a medida de todas as coisas, nem da nossa intratável vaidade. Cristo é a medida de tudo e de todos, inclusive de tontos como eu e você.

 

#   #   #

 

Impérios sempre existiram e, por sua própria natureza, sempre foram e sempre serão danosos. Sempre. Logo que um poder com pretensões imperiais ascende ao topo, forças divergentes e concorrentes labutam para dar-lhe um baita tombo e quebrar as suas pernas de vez e, é claro, nessa queda majestosa, muitos sofrem, principalmente aqueles que nada tem que ver com o dito cujo poder imperial.

 

#   #   #


A existência começa num encontro chamado fecundação, que é seguido por um tempo de acolhimento chamado gestação e que culmina num encontro com a luz do dia, que é o parto. Assim nascemos, pouco importa quem sejamos. Porém, existem alguns que ignoram essa realidade, de que num encontro a vida inicia e, levianamente, por meio de caprichos ideológicos mil, sentenciam, sem titubear, quem nunca poderá vir a existir e a viver a vida. O nome disso é execução sem clemência, mas também pode ser chamado de aborto, que não deixa de ser um parto, mas um parto sem luz, nem vida.

 

#   #   #

 

No instante em que nossa artéria tretística começar a pulsar com mais força, querendo impelir-nos em mais um arranca-rabo sem sentido com rabudos criticamente desocupados, lembremos que o ato mesmo de nos engalfinhar num trem desse naipe é uma daquelas muitas coisas que, nessa vida, apenas vale a pena se formos um sujeito que tem uma alma pra lá de pequena.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUITO ALÉM DA CRETINICE DIGITAL

Desconfio sempre de pessoas muito entusiasmadas, da mesma forma que não levo a sério os alarmistas, que fazem uma canja rançosa com qualquer pé de galinha.   Bem, esse não é o caso de Michel Desmurget, doutor em neurociência e autor do livro “A fábrica de cretinos digitais”. Aliás, um baita livro.   No meu entender, essa deveria ser uma leitura obrigatória para pais, professores e, principalmente, para os burocratas e políticos que não se cansam de inventar traquitanas que, hipoteticamente, melhorariam a qualidade da educação.   Não duvido que políticos e burocratas, que se empolgam com toda ordem modismos, estejam cheios de boníssimas intenções, não mesmo. O problema, como todos nós sabemos, é que o inferno está cheio delas.   Enfim, em resumidas contas, a obra de Desmurget nos apresenta estudos, dados, fatos e evidências que demonstram o quão lesivo é para a formação das nossas crianças a exposição precoce e desmedida às telas, da mesma forma que desmitifica inúmer...

UMA ARMADILHA OCULTA EM NOSSO CORAÇÃO

Somos movidos pelo desejo, não temos para onde correr. E esse é um problema que todos nós temos que enfrentar, no íntimo do nosso coração, com as parcas forças do nosso ser.   Diante desse entrevero, Siddhartha Gautama diria que bastaria abdicarmos deles para os problemas se escafederem. Nas suas palavras, desejos seriam como pedras: quanto mais desejamos, mais pesada torna-se a vida.   E ele, em grande medida, está coberto de razão. O ponto é que essa não é uma tarefa tão simples assim. Na verdade, é uma tarefa hercúlea porque, o desejo, não é um mero adereço que usamos e descartamos quando nos dá na ventana. Nada disso.   Ele ocupa um lugar central em nossa vida e, por isso, todos nós temos em nosso âmago um vazio que apenas o absoluto pode preencher. Vazio esse que nos torna um ser sedento por ser. O problema é que não sabemos como fazer isso, nem por onde começar.   Segundo René Girard, o desejo não se manifesta em nós de maneira direta, mas sim, de forma triangu...

NADICA DE NADA

Quanto mais um sujeito fala em liberdade, quanto mais ele acredita ser plenamente livre, “livre da Silva”, mais susceptível ele está a toda ordem de doutrinações e, consequentemente, mais facilmente ele poderá ser subjugado, escravizado, seja por senhores sombrios, seja pelos seus abjetos caprichos.   #   Se tem um negócio que realmente aporrinha é essa conversa toda sobre o poder libertador da cultura. À esquerda vemos a galera falando de cultura como se fosse uma trincheira de luta contra a opressão; à direita tem toda aquela conversa azeda sobre o resgate da alta cultura para salvar a civilização Ocidental. Enfim, apenas pessoas tremendamente incultas tratam a cultura como se fosse uma religião.   #   O igualitarismo é, em sua essência, um veneno terrível, porque quando passamos a tratar a igualdade como critério moral supremo, sem nos darmos conta, acabamos por minar as bases da nossa capacidade de discernir. E isso é uma terrível ameaça, um grande perigo.  ...