Pular para o conteúdo principal

APENAS UMA QUESTÃO DE ESCOLHA - Notas e reflexões heterodoxas semanais

Perseverar é preciso, sempre, por menor que seja a peleja. Aliás, nas menores lutas cotidianas é que se torna urgente perseverar. Um cadinho todo dia, mas todo santo dia, sem fraquejar.


#


Encontrar defeitos é fácil; clamar por utopias também não é um trem de outro mundo — qualquer boca de sacola é capaz de fazer isso. Agora, realizar algo, por mais simples que seja, como nos ensina São Josemaria Escrivá, eis aí um trabalho que requer mestres.


#


O grande desafio no mundo moderno é sermos capazes de nos manter sólidos, imóveis, feito uma rocha diante da maré alucinante e turbulenta que impera em nossa sociedade e que não mede esforços para tiranizar a nossa alma.


#


Thomas Jefferson advertia que a única garantia que há para a preservação da nossa liberdade é educar o povo — no sentido mais elevado da palavra. Um povo bem formado, que saiba se informar, é a coluna de sustentação de uma democracia; logo, não precisamos falar mais nada a respeito do nosso país.


#


Em um mundo onde todos querem falar e ninguém quer ouvir, as palavras de Gilberto Amado — que nos lembram que não há nada mais belo na face da terra do que o silêncio dos grandes homens — parecem providenciais.


#


Certa feita, Thomas Jefferson disse que tremia e temia por seu país quando refletia a respeito do fato de que Deus é justo. Bem, será que nossos atuais líderes e governantes ponderam a respeito disso?


#


É triste pensar que não podemos ajudar todas as pessoas que padecem de algum sofrimento; porém, todos nós podemos, em algum momento, ajudar alguém com alguma coisa.


*

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “UM GRANDE MONTE DE PÓ E SOMBRAS”, entre outros livros.

https://lnk.bio/zanela 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VAIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...