Pular para o conteúdo principal

NÃO SE FAZ UMA NAÇÃO COM HOMENS ABJETOS

Miguel Reale, em um dos capítulos do seu livro “De olhos no Brasil e no mundo”, nos chama a atenção para algumas questões a respeito da educação em nosso país.


Nesse escrito, notava ele, com sua pena e tinteiro que, nos anos 90, as Instituições de Ensino Superior estavam pipocando por todos os cantos de nosso país e que, tal florescimento, era visto por muitos como um sinal de progresso, de desenvolvimento e, acima de tudo, de orgulho.


Pois é. Mas o professor Reale (1910 - 2006) via esse cenário com outros olhos, tendo em vista que a raiz dos males da educação em nosso triste país são de outra cepa.

 

Sem dúvida alguma, é bom que tenhamos universidades. Se possível, muitas. Porém, mais importante que isso, seria podermos dispor de escolas melhor estruturadas e, deste modo, oferecer instrumentos mais aquilatados para a edificação dessa tal de educação.

 

No seu entender, uma nação que se ufana da criação de uma infinidade de Instituições de Ensino Superior sem, necessariamente, se esmerar para tornar as escolas um espaço propício para possibilitar que os indivíduos tornem-se mais dignos, prestativos e bons, seria um tremendo contrassenso.


Seria o mesmo que construir uma casa, de fachada vistosa, porém, sem alicerce algum.

 

E não era apenas o professor Miguel Reale que pensava assim. Muito antes dele, Domingos Sarmiento (1811 - 1888), afirmava o mesmo. De maneira enfática, em seu livro “Educación popular”, Sarmiento dizia que a qualidade da educação básica seria a medida, por excelência, da civilidade de uma nação. Pensemos nisso: a medida mestra da civilidade de uma sociedade é a qualidade da educação básica cultivada por ela.

 

Seria através de uma aquilatada educação básica que se poderia desenvolver a moral de um povo, pois, se não dominamos minimamente certas ferramentas intelectuais, se não integramos determinadas inclinações morais em nossa personalidade, nada de sólido poderá ser edificado e, por isso, as escolas, para Sarmiento, são a base da república, da civilidade, de uma vida digna em sociedade.


Dito de outra forma, curta e grossa, feito pino de patrola: se a educação básica é indigente e precária, a democracia, a cidadania e demais termos garbosos, não passarão de palavras bonitinhas usadas de forma vil para ocultar a realidade ordinária.

 

Por essa, e por uma infinidade de outras razões, que quando se reduz a finalidade primeira da educação a mera apresentação de dados estatísticos tremendamente duvidosos, pouco se pode esperar dos frutos que serão obtidos. Muito pouco mesmo.

 

Na verdade, os frutos já vem sendo colhidos há algumas décadas de contínua decadência e, por essa razão, todos nós, em alguma medida, temos um cadinho dessa decrepitude devidamente plantada no âmago da nossa alma. Podemos até negar, mas não temos como esconder esse trem.

 

Na real, todos nós enxergamos muito bem, com os olhos esbugalhados de indignação, o analfabeto funcional e a alienação que habita o coração e a mente dos outros, mas não queremos nem saber de reconhecer o alienante analfabetismo funcional que age folgadamente em nós.

 

E se não estamos dispostos a reconhecer que temos essa mancha, adquirida com o tempo, através da nossa [de] formação devidamente diplomada e avaliada, nada de bom poderá ser feito pelo bem das futuras gerações, tendo em vista que a formação das crianças e dos jovens principia com a nossa inclemente autocrítica, com a correção da nossa educação mal adquirida e porcamente cultivada.

 

Esperar que as autoridades investidas, com o auxílio dos seus burocratas lotados em sinecuras sem a menor serventia, resolvam os problemas que, em grande medida, foram fomentados pela irremediável inépcia deles, seria uma tremenda falta de noção e de “outras cositas más”.

 

De mais a mais, é importante lembrarmos, junto ao altar da nossa consciência, que não apenas temos sempre algo para aprender, mas que, também e principalmente, teremos sempre muitas coisas para corrigir em nós e que isso não é, de jeito-maneira, o fim da rosca. Nada disso! Procurar a correção é ser gente, é ser consciente da nossa humana condição.

 

E se não somos capazes de abraçar essa empreitada de forma abnegada, se não estamos abertos para essa necessidade perene, o que estamos fazendo, de forma tola e voluntária, é nos tornar cada vez mais um homem abjeto, como bem nos adverte José Ortega y Gasset (1883 - 1955).

 

Aliás, como o mesmo nos diz, em sua obra “Los problemas nacionales y la juventud”, o homem abjeto é aquele indivíduo que se nega levantar, não aquele que cai; é aquele que não deseja refazer-se a partir da correção de seus erros; é aquele que não quer, nem a pau, libertar-se das suas ideias questionáveis, e de seus maus hábitos, há muito adquiridos.

 

Pois é, se somos um indivíduo desse naipe e, ainda por cima, cremos piamente que os outros devem fazer por nós tudo aquilo que nós não estamos dispostos a fazer por nós mesmos, é sinal de que, infelizmente, estamos, a passos largos, nos tornando não uma nação, mas um aglomerado de indivíduos abjetos, devidamente diplomados, que se recusam a reconhecer que temos muito a corrigir, principalmente com relação àquilo que presumimos saber tão bem.


Enfim, não se faz uma nação com uma horda de homens abjetos. O que dá para se fazer com uma galera dessa estirpe é outra coisa, cujo nome é melhor não dizer.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de “O SEPULCRO CAIADO”, entre outros ebooks.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHANDO SEM PRESSA NA CONTRAMÃO

Recentemente tive a alegria de encontrar em um Sebo o livro “Rubem Braga – um cigano fazendeiro do ar”, de Marco Antonio de Carvalho. Na ocasião, não tive como comprá-lo. Já havia fechado minha compra e, em consequência, não tinha mais nenhum tostão no bolso, por isso, deixei o baita na estante, torcendo para que ninguém o comprasse.   As semanas se passaram e lá estava eu, mais uma vez, no mesmo Sebo e, graças ao bom Deus, lá estava o bicho velho, esperando o Darta para levá-lo. Na ocasião estava indo para uma consulta médica e, enquanto aguardava, iniciei minha jornada pelas páginas da referida obra.   Rubem Braga, o homem que passava despercebido no meio da multidão, percebia tudo, tudinho, que a multidão não era capaz de constatar e de compreender. Não é à toa que ele era e é o grande mestre da crônica.   Ao indicar esse caminho, não estamos, de modo algum, querendo insultar ninguém não. O fato é que toda multidão, por definição, vê apenas e tão somente o que os mil olhos da massa

A ROCHA DO SEPULCRO ROLOU

É correto pagarmos tributos a César? Todos conhecemos essa perguntinha, pra lá de maliciosa, que se faz presente no Evangelho de São Matheus, como também conhecemos muito bem a resposta que foi dada por Cristo e, a resposta, curta e grossa, feito joelho destroncado, nos convida para dissiparmos as várias camadas de sombras que envolvem e, em certa medida, asfixiam o nosso coração.   O Filho de Davi disse, mostrando a todos a face do bicho velho togado na moeda, que devemos dar a César o que é dele, e a Deus o que lhe pertence. Mas, o que pertence a Deus que tem o rosto Dele impresso? Nós, amigo leitor. Lembremos, e nunca nos esqueçamos, que o Altíssimo nos fez a sua imagem e semelhança.   Infelizmente, não são poucas as vezes que acabamos nos esquecendo disso e, sem nos darmos conta, entregamo-nos de corpo e alma aos poderes pútridos deste mundo, oferecendo o que há de mais elevado em nós para ser distorcido, mutilado e agrilhoado pelas ideias, valores, ideologias, projetos e planos de

BUKOWSKI DIANTE DAS AREIAS DO TEMPO

O filósofo argentino José Ingenieros, em seu livro “Las fuerzas morales”, nos lembra que cada época tem que lutar para reconquistar a história. As pessoas de todos os tempos, dentro de suas circunstâncias, devem esforçar-se nessa empreitada. O conhecimento, por sua natureza, encontra-se espalhado pela sociedade, em repouso sobre incontáveis fragmentos, como se fosse um oceano de areia diante do horizonte da existência e, cada geração, deve procurar reconstruir, com as areias do tempo, o palácio da memória, o templo da história porque, sempre, cedo ou tarde, vem a roda-viva e sopra novas circunstâncias em nossa vida mal vivida, que vão erodindo todo o trabalho que foi realizado por nós e pelas gerações que nos antecederam. A cada nova circunstância que se apresenta, é necessário que procuremos atualizar a nossa visão do passado, para que possamos melhor compreender o momento presente e, principalmente, a nós mesmos. Nesse sentido, podemos afirmar, sem medo de errar, que a história é sem