Pular para o conteúdo principal

E NÃO SERÁ PARA PIOR

Tudo é uma questão de perspectiva e perspicácia. Não importa a idade que tenhamos, não interessa muito se nosso quinhão é avantajado ou não.

 

O que realmente interessa, em nossa porca vida, para ela não ser vivida porcamente, é que sejamos audazes o suficiente para procurarmos ver as inúmeras possibilidades que se desenham a dois palmos adiante das nossas ventas.

 

Para não cairmos nas arapucas armadas pela nossa falta de noção, há um exercício que pode ser de alguma valia, se o praticarmos no silente saguão da nossa alma.

 

É assim: procuremos lembrar de algumas passagens da nossa vida onde, aquilo que nós mais almejávamos, acabou dando zica. Ao lembrarmos dessas coisinhas, que não gostamos de lembrar, perguntemo-nos o que poderíamos ter feito de diferente para que nossos objetivos fossem atingidos; perguntemos que outros objetivos poderíamos ter almejado.

 

Ao levantarmos essas perguntas, simples e diretas, constataremos que, infelizmente, nunca paramos para pensar nisso; nunca paramos para pensar nas vidas que poderiam ter sido vividas por nós, mas não o foram.

 

E assim, terminamos por agrilhoar nosso olhar num punhado de mesquinhas possibilidades frustradas, que acabam limitando severamente nossa imaginação.

 

Detalhe: tudo aquilo que não está presente em nossa imaginação, não fecunda nossa compreensão, nem nem amplia a nossa esfera de ação.

 

E a mesquinha frustração dói, dói pacas e, por isso mesmo, acabamos preferindo depositar a culpa em alguém, ou em algo, terceirizando nossa responsabilidade e, com ela, selamos tudo o que poderíamos ter sido.

 

Agora, se nos dispomos a realizar essa análise imaginativa do cenário da nossa vida, com abnegada frequência, com certeza nós iremos mudar o rumo do nosso troteado, e não será para pior, porque, no fundo, tudo, tudinho, sempre foi e sempre será uma questão de perspectiva e perspicácia.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...