Pular para o conteúdo principal

O CAJADO DE MOISÉS

Uma coisa que frequentemente se confunde é o poder nominal com o poder efetivo. Se confunde três por quatro e, essa visão equivocada, deve ser extirpada de nosso horizonte para clarear o nosso entendimento.

 

Explico-me: poder nominal seria simplesmente um cargo que dá a um sujeito uma posição de superioridade frente a sociedade. Esse é o caso de um Prefeito e, é claro, de um Presidente da República. Estes, por sua investidura, podem mandar, porém, mandar por mandar, não é poder.

 

Já o poder efetivo não encontra-se instalado em um cargo, mas sim, diluído na sociedade, presente em inúmeras entidades, organizações e grupos formais e informais. Nestes, as ordens são obedecidas por aqueles que os integram. Resumindo a encrenca: obediência é poder.

 

Ou, dito de outro modo: consentimento é poder. Mando, por si só, é apenas uma demonstração pífia de força que, muitas e muitas vezes, apenas sinaliza, de forma clara, uma baita fraqueza.

 

Nesse sentido, fica claro feito uma noite enluarada, que se uma pessoa que ocupa um cargo nominal não tiver o apoio de uma rede difusa de entidades e grupos formais e informais, que lhe deem sustentação, não terá poder efetivo algum. Sim, ele poderá mandar, mandar, mandar e, no frigir dos ovos, ninguém irá obedecê-la.

 

Tendo isso em vista, a derrota de Bolsonaro nesse pleito é apenas a consolidação de um processo que começou com a sua candidatura. Lembremos: ele não tinha, e não estava conseguindo em 2018, uma legenda para concorrer ao pleito, tamanha era a oposição que o Deep State tinha em relação a ele.

 

Francamente, 4 anos atrás, eu imaginava que ele ficaria apenas 6 meses no cargo e, voilà! Cá estamos.

 

E para onde vamos? Voltar para a prancheta e, como já disse noutra ocasião, fazer um exame severo do que foi feito e, principalmente, do que deixou de ser realizado, especialmente, lembrarmos que o que se convencionou chamar de “movimento conservador” tem que ser maior e mais amplo que um punhado de lideranças isoladas.

 

Na verdade, em alguma medida já é. Falta apenas começar a tomar consciência disso, lapidar-se, organizar-se e continuar a trilhar o seu caminho que, diga-se de passagem, está apenas começando.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...