Pular para o conteúdo principal

AS INSTITUIÇÕES DEMOCRATICAMENTE VILIPENDIADAS

Existem termos que são utilizados para justificar inúmeras ações, devido a sua significação positiva no imaginário das pessoas.

 

Devido a isso, e a nossa imensurável leviandade, um conceito descritivo, acaba muitas e muitas vezes servindo como um porrete para legitimar decisões que, literalmente, são o seu oposto.

 

A história nos dá testemunho de muitos casos onde esse fenômeno se fez presente e, infelizmente, continuará a estar no meio de nós por muito tempo, tendo em vista que não somos muito bons em aprender as lições que a Mestra da vida tanto nos ensina.

 

Um bom exemplo do que estamos procurando chamar a atenção são os usos que são feitos em torno daquilo que se convencionou chamar de “instituições democráticas”.

 

Já repararam que tudo passou a ser justificado em nome dessas palavras, inclusive agir de modo autocrático e discricionário? Então reparem.

 

Por favor, não estou tirando esse trem da minha moringa, estou apenas lembrando que, já faz algum tempo, que ministros da mais alta corte desse país, tomaram decisões que enveredam para essa direção.

 

Não nos esqueçamos que o direito à liberdade de expressão é uma das colunas fundamentais de uma democracia, da mesma forma que o é o livre acesso a informação.

 

Quando essas garantias passam a ser relativizadas para que, em nome das “instituições democráticas”, possa-se silenciar uma parcela da população que apenas e tão somente almeja levantar algumas dúvidas, para que sejam devidamente sanadas, será apenas uma questão de tempo para que outros tenham a sua voz tolhida, por outros motivos, mas sempre, é claro, em nome das tais “instituições democráticas”.

 

E de tanto ouvirmos esse tipo de justificativa, acabamos esquecendo que instituições que não resistem a questionamentos, que repudiam a presença de manifestações pacíficas, podem ser muitas coisas, menos algo que exale odores democráticos, mesmo que apresentem-se como se fossem.

 

E se nós comemoramos o cerceamento da liberdade de expressar-se daqueles que consideramos indignos de exercê-la, é porque, bem provavelmente, a palavra democracia, em nosso vocabulário, na melhor das hipóteses, já não diz muita coisa. Na pior, é melhor nem dizer o que parece ser.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...