Pular para o conteúdo principal

SHERLOCK HOLMES E O CONTROLE REMOTO

Todos aqueles que apreciam as aventuras de Sherlock Holmes, escritas por Sir Arthur Conan Doyle, sabem muito bem que o procedimento [primeiro] de investigação do grande detetive era o da exclusão. Dito de outro modo, ele procurava ser criterioso quanto à escolha daquilo que iria direcionar a sua preciosa atenção, selecionando cuidadosamente tudo o que ele iria utilizar para realizar as suas investigações.

 

Tal procedimento é de grande serventia para toda e qualquer pessoa, de toda e qualquer época, principalmente para nós que vivemos num tempo onde poucos são os critérios utilizados por nós para selecionarmos o que irá capturar a nossa atenção.

 

Se exagero no que afirmo, perguntemos a nós mesmos: quando chegamos em casa e estamos, digamos assim, “de boas”, na frente da dita cuja da televisão, qual critério utilizamos para selecionar aquilo que iremos assistir? Seguimos a programação que nos é apresentada pelos canais de televisão aberta? Acatamos, caninamente, as sugestões que nos são feitas pelo algoritmo da Netflix e similares?

 

Sim, no final somos nós que escolhemos nas duas possíveis situações, mas o fazemos dentro da seleção que nos foi criteriosamente apresentada tanto pela primeira como pela segunda. Dito de outra maneira: os algoritmos, bem como os canais de televisão, escolhem o que iremos assistir e nós, no nosso quadradinho, dizemos o que queremos daquilo que foi escolhido para nós, feito bichinhos bem domesticados.

 

Ao afirmar isso não estou, de jeito maneira, querendo demonizar as telinhas que nos vendem assombro e encantamento. Não mesmo. O que estou dizendo é que, por inúmeras razões, nós muitas e muitas vezes tomamos uma postura tremendamente passiva diante de tudo aquilo que nos é atirado na cara pelos meios de comunicação, por todos eles, e consumimos a tudo, tudinho, gulosamente, sem o menor pudor, sem o menor critério, sem zelo e sem a menor razão e isso, não preciso nem dizer, mas o direi mesmo assim: é uma tremenda furada meu caro Watson. Uma baita furada.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ROCHA DO SEPULCRO ROLOU

É correto pagarmos tributos a César? Todos conhecemos essa perguntinha, pra lá de maliciosa, que se faz presente no Evangelho de São Matheus, como também conhecemos muito bem a resposta que foi dada por Cristo e, a resposta, curta e grossa, feito joelho destroncado, nos convida para dissiparmos as várias camadas de sombras que envolvem e, em certa medida, asfixiam o nosso coração.   O Filho de Davi disse, mostrando a todos a face do bicho velho togado na moeda, que devemos dar a César o que é dele, e a Deus o que lhe pertence. Mas, o que pertence a Deus que tem o rosto Dele impresso? Nós, amigo leitor. Lembremos, e nunca nos esqueçamos, que o Altíssimo nos fez a sua imagem e semelhança.   Infelizmente, não são poucas as vezes que acabamos nos esquecendo disso e, sem nos darmos conta, entregamo-nos de corpo e alma aos poderes pútridos deste mundo, oferecendo o que há de mais elevado em nós para ser distorcido, mutilado e agrilhoado pelas ideias, valores, ideologias, projetos e planos de

CAMINHANDO SEM PRESSA NA CONTRAMÃO

Recentemente tive a alegria de encontrar em um Sebo o livro “Rubem Braga – um cigano fazendeiro do ar”, de Marco Antonio de Carvalho. Na ocasião, não tive como comprá-lo. Já havia fechado minha compra e, em consequência, não tinha mais nenhum tostão no bolso, por isso, deixei o baita na estante, torcendo para que ninguém o comprasse.   As semanas se passaram e lá estava eu, mais uma vez, no mesmo Sebo e, graças ao bom Deus, lá estava o bicho velho, esperando o Darta para levá-lo. Na ocasião estava indo para uma consulta médica e, enquanto aguardava, iniciei minha jornada pelas páginas da referida obra.   Rubem Braga, o homem que passava despercebido no meio da multidão, percebia tudo, tudinho, que a multidão não era capaz de constatar e de compreender. Não é à toa que ele era e é o grande mestre da crônica.   Ao indicar esse caminho, não estamos, de modo algum, querendo insultar ninguém não. O fato é que toda multidão, por definição, vê apenas e tão somente o que os mil olhos da massa

REFLEXÕES E APONTAMENTOS INOPORTUNOS (p. 04)

A CNBB do B se esforça, como se esforça, para escandalizar os fiéis de todos os tempos para, forçosamente, parecer agradável aos infiéis, de todos os matizes, do tempo presente e, ao que tudo indica, ela não parará tão cedo de trilhar por essa escandalosa vibe nem um pouco apostólica. #   #   # A grande mídia, há um bom tempo, não faz mais jornalismo; ela faz apenas e tão somente, uma miserável assessoria, relativamente eficaz, de manobra da opinião pública. #   #   # A inteligência pode até ser artificial, mas a burrice é sempre, e sempre será, destrambelhadamente humana. #   #   # Não confundamos curiosidade intelectual, que é algo fundamental, com indiscrição de janeleiro, que é um trem pra lá de imoral. #   #   # A ficção é uma forma elegante de se dizer uma verdade inconveniente, ou de descomplicar uma obviedade de difícil digestão. #   #   # Nem toda obra literária é uma obra de literatura fantástica, mas toda literatura é maravilhosa e, sua leitura, é um trem fantástico. #   #