Pular para o conteúdo principal

OS TENTÁCULOS DA HIDRA VERMELHA

O Brasil todo acompanhou o debate presidencial que foi organizado pela TV Bandeirantes, em parceria com outros órgãos de mídia. Naturalmente, os partidários de cada um dos debatedores irão dizer que o seu “malvado favorito” foi melhor que o dos outros e, como todos nós sabemos, essas coisas são assim mesmo e, por isso, nada direi a respeito do arranca-rabo presidencial.

 

Porém, há uma fala, realizada pelo jornalista Josias de Souza, que merece ser destacada. Ele disse que, no debate, Bolsonaro enfatizou a estreita relação do PT com ditaduras da América Latina e confessou não entender porque Lula não teceu críticas contundentes contra, por exemplo, a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, para se desvencilhar de vez dessa figura e de sua tirania vermelha.

 

Ora, a resposta a essa inquietação do jornalista é simples, tão simples quanto dez e dez são vinte. Não critica, nem se desvencilha, porque ambos são membros do Foro de São Paulo e, nesta condição, eles têm compromissos que vão muito além das fronteiras nacionais e dos limites ditados pela política convencional.

 

Apenas para lembrar, o tal Foro de São Paulo foi criado em 1990 por Fidel e Lula, frente ao colapso da URSS para, deste modo, traçar novas linhas estratégicas e ações táticas para recuperar na América Latina o que havia sido perdido no Leste Europeu.

 

Fazem parte dessa organização inúmeros partidos de orientação marxista da América Latina, juntamente com organizações como as FARC e o MIR.

 

O próprio Lula, quando Presidente da República, declarou que não teria chegado à Presidência sem o Foro de São Paulo. Nem ele, nem nenhum outro marxista em nenhum país da América Latina.

 

Por essa razão promíscua, que o referido candidato tem tanta dificuldade para se desassociar desses regimes: foi a organização criada por Lula e Fidel que ajudou a erguer esses regimes tirânicos.

 

Em tempo, porque ainda há tempo, sugiro a leitura dos livros: “O eixo do mal Latino Americano” de Heitor de Paola, “O mínimo sobre o Foro de São Paulo”, de Paulo Henrique Araujo, “A Hidra Vermelha” de Carlos Azambuja e “O Foro de São Paulo” de Olavo de Carvalho.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...