Pular para o conteúdo principal

OS ECOS VINDOS DA ESPANHA

São Josemaria Escrivá, quando peregrinou por este vale de lágrimas, no correr do século XX, passou pelo Brasil. Sim, ele esteve aqui na Terra de Vera Cruz e, desde o primeiro momento que aqui esteve disse que ficou enamorado pelo nosso amado país.

 

Ele não cansava de dizer, por todos os rincões que passou, que estava encantado com o povo brasileiro e havia dito algo que nós, brasileiros do século XXI, deveríamos refletir com muita seriedade e sobriedade, muita mesmo.

 

São Josemaria disse que o Brasil tem uma profunda vocação missionária, que o Brasil, o povo brasileiro, terá a missão de evangelizar o Velho Mundo que, um dia, a muito tempo atrás, trouxe o Evangelho e a Santa Cruz para essas terras de além mar.

 

Uma das coisas que mais me chama a atenção é que aqui, onde hoje é nossa amada Terra de Vera Cruz, viviam nações indígenas que migravam de um lado para o outro a procura da “Terra sem males”, peregrinavam, sem cessar e sem cansar, a procura do paraíso, do reino da verdade.

 

Aí, lá pelas tantas do século XVI, eis que chegaram os portugueses e, junto com eles, veio um punhado de padres jesuítas para pregar o santo evangelho para todas as criaturas. Eis que o caminho para o reino da verdade, para a terra sem males, estava sendo, enfim, apresentado a eles.

 

E os missionários da Companhia de Jesus não mediram esforços, como todos nós bem sabemos, para levar a palavra de Deus para todos os cantos, colocando em risco, inclusive, a própria vida.

 

E vejam só como são as coisas: a companhia de Jesus, que foi fundada pelo espanhol Santo Inácio de Loyola, em 1534, fundou inúmeras missões no Brasil, e no mundo, para levar a boa nova a todos os povos que não conheciam a luz de Cristo.

 

Os séculos se passaram e, no século XX, em 1974, o padre espanhol São Josemaria Escrivá esteve em nosso país e disse que nós, brasileiros, temos uma vocação missionária. Uma vocação evangelizadora.

 

Para alguns isso seria apenas uma mera coincidência. Para muitos, uma grande responsabilidade que deve ser assumida por nós, em nosso dia a dia, começando, é claro, com nossa urgente, imprescindível e indispensável evangelização.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LUZ DO LUAR SOBRE OS CEMITÉRIOS ESQUECIDOS

Mário Souto Maior é o autor do “Dicionário do Palavrão e termos afins”, onde o mesmo reuniu, nada mais, nada menos, que três mil insultos que fazem parte da língua portuguesa, cujo imperador, segundo Fernando Pessoa, é o grande Padre Antônio Vieira.   Se o amigo leitor nunca consultou a referida obra, sugiro que o faça para, quem sabe, poder enriquecer mais o seu vocabulário com aquelas pérolas que não são assim tão preciosas.   Sim, eu sei, todo mundo sabe, não é de bom alvitre proferir impropérios, porém, há ocasiões em que essas são as únicas palavras que verdadeiramente podem ser ditas para expressar com clareza o que estamos sentindo.   Aliás, como certa feita havia dito Millôr Fernandes, todo mundo tem o sacrossanto direito ao “phoda-se”, pois é preferível dizer cobras e lagartos num momento de indignação do que ficar guardando potes e mais potes de fel e rancor no coração, para alimentar mesquinhas vinganças e outras coisinhas insalubres semelhantes.   Todavia, é importante lemb

REFLEXÕES E APONTAMENTOS INOPORTUNOS (p. 01)

Os donos do poder até podem, devido a sua leviandade congênita, se dar ao desfrute de dizer que não sabem o que estão fazendo; já o homem comum não pode, de modo algum, dar-se a esse “luxo”, tendo em vista que terá, cedo ou tarde, que arcar com as consequências das decisões insensatas que foram tomadas pelos poderosos ditos-cujos, com o infeliz consentimento de todos aqueles que integram a massa insensata.   #   #   #   O conhecimento não é suficiente para fazermos algo bom, com toda certeza; mas, nada de bom pode ser feito sem que tenhamos, ao menos, um cadinho de conhecimento. Quanto a isso, creio que não existe a menor dúvida. Por isso, é de fundamental importância, que jamais esqueçamos que a ignorância não é, e nunca será, remédio para nenhum problema. Nem a ignorância e, muito menos, a dita-cuja da preguiça.   #   #   #   Em um ano eleitoral, todo mundo, sem exceção, em algum momento, votou no cara errado, mesmo que não admita; e votou nele crente de que havia escolhido a pessoa

ENTRE A ENXURRADA DA VERGONHA E A PONTE DA CONSCIÊNCIA

Carlos Heitor Cony, certa feita havia contado, em uma de suas crônicas, que existia uma “quase-capela”, na Matriz de Nossa Senhora da Guia, de onde dava para ver toda a fumaceira que vinha das locomotivas que chegavam no Méier, santuário esse que, por sua deixa, tinha sido demolido.   Nesta bela e modesta “quase-capela”, havia uma pia-batismal que, também, foi para o beleléu quando toda a construção foi abaixo. Junto à bacia batismal, havia uma placa, que fora colocada por um fazedor de balões e torcedor inveterado do São Cristóvão Atlético Clube; placa essa que trazia os seguintes dizeres: “Aos 22 dias do mês de março de 1926, aqui neste batistério, foi solenemente batizado o inocente Carlos Heitor”.   Pois é. Já faz algum tempo que ele, Carlos Heitor Cony, também foi demolido, partindo desta vida e nos deixando esse grande monumento que é a sua obra e que, se Deus quiser, não será demolida, nem esquecida pelos homens.   Mas não é a respeito dele, nem da sua obra, que gostaria de escr