Pular para o conteúdo principal

OS ECOS VINDOS DA ESPANHA

São Josemaria Escrivá, quando peregrinou por este vale de lágrimas, no correr do século XX, passou pelo Brasil. Sim, ele esteve aqui na Terra de Vera Cruz e, desde o primeiro momento que aqui esteve disse que ficou enamorado pelo nosso amado país.

 

Ele não cansava de dizer, por todos os rincões que passou, que estava encantado com o povo brasileiro e havia dito algo que nós, brasileiros do século XXI, deveríamos refletir com muita seriedade e sobriedade, muita mesmo.

 

São Josemaria disse que o Brasil tem uma profunda vocação missionária, que o Brasil, o povo brasileiro, terá a missão de evangelizar o Velho Mundo que, um dia, a muito tempo atrás, trouxe o Evangelho e a Santa Cruz para essas terras de além mar.

 

Uma das coisas que mais me chama a atenção é que aqui, onde hoje é nossa amada Terra de Vera Cruz, viviam nações indígenas que migravam de um lado para o outro a procura da “Terra sem males”, peregrinavam, sem cessar e sem cansar, a procura do paraíso, do reino da verdade.

 

Aí, lá pelas tantas do século XVI, eis que chegaram os portugueses e, junto com eles, veio um punhado de padres jesuítas para pregar o santo evangelho para todas as criaturas. Eis que o caminho para o reino da verdade, para a terra sem males, estava sendo, enfim, apresentado a eles.

 

E os missionários da Companhia de Jesus não mediram esforços, como todos nós bem sabemos, para levar a palavra de Deus para todos os cantos, colocando em risco, inclusive, a própria vida.

 

E vejam só como são as coisas: a companhia de Jesus, que foi fundada pelo espanhol Santo Inácio de Loyola, em 1534, fundou inúmeras missões no Brasil, e no mundo, para levar a boa nova a todos os povos que não conheciam a luz de Cristo.

 

Os séculos se passaram e, no século XX, em 1974, o padre espanhol São Josemaria Escrivá esteve em nosso país e disse que nós, brasileiros, temos uma vocação missionária. Uma vocação evangelizadora.

 

Para alguns isso seria apenas uma mera coincidência. Para muitos, uma grande responsabilidade que deve ser assumida por nós, em nosso dia a dia, começando, é claro, com nossa urgente, imprescindível e indispensável evangelização.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...