Pular para o conteúdo principal

LIVROS, LIVRETOS, LIVRINHOS E LIVRAÇOS

Sou apenas e tão somente um reles leitor. Poderia dizer que os livros seriam a minha pinga e, em certa medida, eles o são. Pinguinha essa que aprecio com gosto e pouquíssima moderação.

 

Em se falando nisso, recentemente, vi muitas fotos fofas de livrinhos, livretos, livros e livraços, publicadas nas redes sociais.

 

Aliás, essa folia de ficar postando fotos de pilhas de livros nas redes sociais já é uma velha mania nacional, onde figuras, figurinhas e figuraças exibem retratos vistosos com os livros que acabaram de comprar. Até aí, nada de novo.

 

E, de um modo geral, os livros fotografados acabam, muitíssimas vezes, ficando esquecidos nas prateleiras, intactos, sem uma marca de manuseio sequer, tendo em vista que, desde os idos do declínio da República Romana, livros são um excelente artigo de decoração, artigo esse que reforça muito bem aquela imagem canhestra de “medalhão”, tão bem descrita por Machado de Assis.

 

Mas voltemos para as fotos recentes, onde as pilhas de livros eram sempre de treze títulos. Treze títulos com capa ou lombada vermelha, sempre devidamente acompanhada de algum dizer político fofinho na legenda.

 

Bem, para variar, o que mais impressionava era que os livros, de um modo geral, estavam intactos. Isso mesmo. Claramente nunca foram manuseados como livros. Com toda certeza o foram como objetos decorativos e, agora, como peça de uma propaganda política pretensamente “cult”, mas não como livros.

 

Não estou dizendo que todos eram assim, intocados, mas boa parte assim o eram.

 

Enfim, os livros pertencem aos seus donos e, diga-se de passagem, não sou ninguém na fila do pão para dizer a alguém o que ela deve ou não fazer com os seus livros, para que seus corações fofos vertam amor, ternura e esperança.

 

Quanto aos meus, bem, como havia dito no começo dessa prosa, prefiro lê-los com satisfação, de forma similar a um boêmio bebum que não abre mão da sua cangibrina e de uma boa companhia.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...