Tudo o que existe tem uma finalidade, e a finalidade de uma determinada coisa aponta para a razão de ser dela, para o sentido da sua existência.
Se ignorarmos essa realidade, corremos o risco de ficarmos perdidos, feito um morto-vivo num universo inundado de propósito, como bem nos adverte o filósofo Paul Ricouer e, no mundo contemporâneo, todos nós, cada um no seu quadrado, corremos o risco de perder de vista os fins substanciais, os objetivos maiores de uma vida bem vivida.
Diante disso, penso que devemos lembrar que a finalidade de qualquer coisa não está nela mesma, mas sim, para além dela.
Por exemplo, a finalidade de uma cadeira não se encontra nela mesma, ela está para além dela. Ou seja: cadeiras são feitas em razão da existência de nossos traseiros. Elas podem ter os mais variados estilos, podem ser feitas com os mais variados tipos de materiais, mas elas apenas são produzidas porque seres humanos tem bunda.
Do mesmo modo, a finalidade da vida humana não está na nossa mera existência biológica, nem tão somente em nosso convívio social. Nada disso. Tanto a nossa dimensão animalesca, quanto nossa perspectiva política e social, devem necessariamente ser articuladas levando em consideração aquilo que é a finalidade da nossa existência que é voltarmo-nos para as alturas celestes, para a realização da vontade de Deus.
Se ignoramos que a nossa vida tem uma finalidade e que esta preenche de sentido nossa jornada terrena, isso não significa que ela não terá sentido. Nada disso. Ela terá, mas uma finalidade que irá contrariar a nossa vocação existencial maior e que, consequentemente, acabará por mutilar a nossa humanidade.
Tendo isso em vista, fica patente o fato de que, no mundo moderno, move-se mundos e fundos no intento de edificar uma sociedade com base em valores que acorrentam os nossos olhos à dimensão terrena, como se fôssemos tão só e simplesmente animaizinhos num zoológico hi-tec, não seres dotados de uma alma imortal.
Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela
https://sites.google.com/view/zanela
Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.
Comentários
Postar um comentário