Pular para o conteúdo principal

APENAS UM ZOOLÓGICO BEM MODERNOSO

Tudo o que existe tem uma finalidade, e a finalidade de uma determinada coisa aponta para a razão de ser dela, para o sentido da sua existência.

 

Se ignorarmos essa realidade, corremos o risco de ficarmos perdidos, feito um morto-vivo num universo inundado de propósito, como bem nos adverte o filósofo Paul Ricouer e, no mundo contemporâneo, todos nós, cada um no seu quadrado, corremos o risco de perder de vista os fins substanciais, os objetivos maiores de uma vida bem vivida.

 

Diante disso, penso que devemos lembrar que a finalidade de qualquer coisa não está nela mesma, mas sim, para além dela.

 

Por exemplo, a finalidade de uma cadeira não se encontra nela mesma, ela está para além dela. Ou seja: cadeiras são feitas em razão da existência de nossos traseiros. Elas podem ter os mais variados estilos, podem ser feitas com os mais variados tipos de materiais, mas elas apenas são produzidas porque seres humanos tem bunda.

 

Do mesmo modo, a finalidade da vida humana não está na nossa mera existência biológica, nem tão somente em nosso convívio social. Nada disso. Tanto a nossa dimensão animalesca, quanto nossa perspectiva política e social, devem necessariamente ser articuladas levando em consideração aquilo que é a finalidade da nossa existência que é voltarmo-nos para as alturas celestes, para a realização da vontade de Deus.

 

Se ignoramos que a nossa vida tem uma finalidade e que esta preenche de sentido nossa jornada terrena, isso não significa que ela não terá sentido. Nada disso. Ela terá, mas uma finalidade que irá contrariar a nossa vocação existencial maior e que, consequentemente, acabará por mutilar a nossa humanidade.

 

Tendo isso em vista, fica patente o fato de que, no mundo moderno, move-se mundos e fundos no intento de edificar uma sociedade com base em valores que acorrentam os nossos olhos à dimensão terrena, como se fôssemos tão só e simplesmente animaizinhos num zoológico hi-tec, não seres dotados de uma alma imortal.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...