Pular para o conteúdo principal

MUITO ALÉM DA BACIA DE PILATOS

Não devemos querer abraçar o mundo com as próprias pernas. Sim, esse conselho é mais velho do que andar pra frente. Aliás, essas palavras continuam atuais, bem mais do que gostaríamos.

 

Explico-me: todos nós ouvimos inúmeras vezes, uma e outra pessoa, chamando a nossa atenção para a importância de procurarmos estar sempre atualizados, para nos esforçarmos em ficarmos sempre muito bem informados sobre os últimos acontecimentos. Meu Deus! E o pior é que não são poucos os caiporas que falam isso, da importância disso, e falam o tempo todo.

 

Todavia, esse é mais um daqueles enganos que foram paridos e disseminados pela mentalidade modernosa que, em alguma medida, domina a nossa maneira de ver a realidade e de encarar os problemas que a vida nos apresenta.

 

Sim senhor! Essa mania enlouquecedora de querermos ficar o tempo todo a par das últimas notícias que foram divulgadas pela grande mídia, ou disseminadas pelas redes sociais, literalmente perverte o nosso senso das proporções e, de quebra, acaba por mutilar nossa capacidade de compreensão.

 

Perverte e mutila porque esse mau hábito de ficarmos antenados com as últimas publicações do momento não é muito diferente da curiosidade indiscreta de um mexeriqueiro que quer estar por dentro de todas as fofocas, principalmente as mais cabeludas que estão sendo sussurradas pelos quatro cantos do condado.

 

Ora, meu caro Watson, tanto o fascínio pelas notícias, quanto a inquietação frente às picuinhas, nos levam a dar uma importância desmedida àquilo que é apresentado a nós como sendo uma “novidade”, ao mesmo tempo que nos faz ignorar o real conteúdo das ditas cujas.

 

Por essa razão que, conforme nos ensina o filósofo romano Epicteto, uma das tarefas mais importantes que temos de realizar em nossa vida é a de simplesmente distinguirmos as questões e assuntos que realmente nos interessam, porque podem nos aprimorar como pessoa, de tudo aquilo que apenas suga o nosso tempo e as nossas energias.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NA NOITE MAIS ESCURA

Lembro-me de ter lido, num dos livros de Domenico De Masi — Criatividade e Grupos Criativos: Descoberta e Invenção —, que um cidadão ateniense adulto, por volta dos seus trinta anos de idade, teria assistido a aproximadamente trezentas peças de teatro. Ao ler isso, mais que depressa, coloquei-me a matutar com meus alfarrábios e a me perguntar quantas peças assisti em minha porca vida. Quantas? Pouquíssimas, tendo em vista que sempre fui um caipira que vive entocado no mato. Na verdade, poucas são as pessoas que podem se vangloriar de ter tido a grata satisfação de assistir a tantas peças. Pouquíssimas mesmo. Ao constatar isso, porca miséria, fiquei pensando em minha inenarrável miséria cultural e no quão apartada minha alma encontrava-se do terapêutico efeito catártico que o teatro pode proporcionar ao coração humano, instalando-nos na realidade e ordenando as nossas paixões e inquietações. Mas então, lembrei-me da grande paixão que, desde menino, nutro pela sétima arte e toquei-me da ...

A VIDADE DA CRÍTICA DESNECESSÁRIA - Notas e reflexões heterodoxas

1. Todo bom mané gosta de dizer que pensa criticamente, como se afirmar isso transformasse sua opinião sem valia em alguma coisa que preste. # 2. Toda vez que dizemos que apreciamos a opinião de alguém por considerarmos a pessoa crítica, não estamos dizendo que o que foi dito seja algo inteligente pra caramba. Nada disso, cara-pálida. Na real, estamos apenas dizendo que concordamos com o que foi dito pelo fulano porque está de acordo com aquilo que nós pensamos. Só isso e olhe lá. # 3. Quando o assunto é esse trololó de criticidade, estou com o filósofo espanhol Gregorio Luri, que, de forma curta e grossa, feito pino de patrola, nos lembra que apenas podemos dizer que pensamos criticamente quando somos capazes de pensar a partir dos corolários opostos às nossas convicções e, vez por outra, sermos capazes de discordar de nós mesmos — de admitir que estávamos redondamente errados. Se não somos capazes disso, sinto muito, mas nós não somos críticos nem na casa do chapéu. # 4. Colocar defe...

A PEDREGOSA ESTRADA DA CIDADANIA

É curioso quando começamos a refletir sobre o tempo e, ao fazê-lo, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são aquelas presentes nas páginas do livro Confissões, de Santo Agostinho, onde o bispo de Hipona pergunta: o que é o tempo? E, na sequência, responde-nos: se ninguém me pergunta, eu sei; mas, se quero explicá-lo a quem me pergunta, já não sei. E é curioso refletirmos sobre isso porque, quando paramos para prestar a devida atenção na forma como experienciamos o tempo em nossas venturas e desventuras pra lá de humanas, notamos, num piscar de olhos, que suas três dimensões estão sempre presentes — juntas, fundidas e misturadas — em nosso horizonte de percepção. Como bem nos ensinam Gilberto Freyre e Peter Berger, todos nós guardamos em nossa consciência os fragmentos do passado, de tudo aquilo que foi vivido e testemunhado por nós. Por isso mesmo, esse passado em cacos sempre pode sofrer uma ressignificação, uma nova interpretação à luz daquilo que está sendo vivido por nós no pr...