Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DE INSIGNIFICÂNCIAS E INCONGRUÊNCIAS (p. 19)

Quando os usos da lei são infames, é um tributo à vilania acatar as iniquidades feitas em nome da sua letra equânime.

 

#   #   #

 

A letra da lei torna-se morta e pútrida quando a tirania passa a falar em seu nome.

 

#   #   #

 

Se não podemos questionar publicamente uma decisão, tomada por qualquer um dos poderes constituídos, é porque não mais vivemos numa sociedade aberta, mas sim, numa tirania porcamente fantasiada de democracia.

 

#   #   #

 

Se não mais podemos praticar o sacrossanto esporte de criticar os poderosos da nação, é sinal de que a liberdade de expressão já era e, deste modo, cedo ou tarde, a democracia acabará sendo reduzida a apenas uma palavra bonitinha para legitimar uma vil tirania.

 

#   #   #

 

Quando os interesses de um grupo são o critério básico para limitar a liberdade de associação, de manifestação e de opinião, é porque, bem provavelmente, o que se convencionou chamar de Estado Democrático está tornando-se, apenas e tão somente, uma distopia totalitária mal disfarçada.

 

#   #   #

 

Os acontecimentos e fatos são únicos, já as suas versões são muitas e, para compreendê-los, a única forma possível que existe seria a confrontação das inúmeras versões que chegam até nós e, mesmo assim, temos que estar cientes de que, bem provavelmente, iremos nos enganar muitas e muitas vezes antes de conseguirmos ter uma compreensão minimamente razoável a respeito dos fatos, dos acontecimentos, do que quer que seja.

 

#   #   #

 

Deus é onipotente, onisciente e onipresente, logo, não precisa estar online. Por isso, quando formos para a Missa, não precisamos deixar o nosso celular ligado. Basta que rezemos com o nosso coração nas mãos porque Deus, em sua infinita bondade, ouve todas as nossas preces, não as nossas mensagens do WhatsApp.

 

#   #   #

 

Se as pessoas te paparicam, te louvam, te puxam o saco, por qualidades que você não tem, cedo ou tarde, essas mesmíssimas pessoas, irão te apedrejar, te cancelar, fazer o diabo contigo, por defeitos que você nunca teve.

 

#   #   #

 

Uma pessoa que não sabe distinguir um elogio sincero de uma bajulação rasteira, em regra, não tem noção de nadica de nada, nem de quando é dia.

 

#   #   #

 

Todo bajulador é um canalha, tanto quanto aquele que gosta de ser gratuitamente lisonjeado.

 

#   #   #

 

A crendice de que nascemos purinhos, e que seria a sociedade malvadona que nos corrompe, é a mãe de incontáveis canalhices e, muitas delas, são indizíveis.

 

#   #   #

 

Não é a vida que nos corrompe, somos nós que optamos pela via que nos parecia mais cômoda e, ao final, nos corrompemos. E depois de tudo estar avacalhado, malandramente, damos de ombro, dizendo que não sabíamos o que estávamos fazendo; mas sabíamos muito bem o que estávamos querendo.

 

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

 

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #013

Deus é misericórdia. Sempre é. O problema é que nosso orgulho nos cega e não nos permite ver e sentir a presença do seu amor em nossa vida.   #   Nada é tão ofensivo quanto um elogio indevido.   #   Todo pacato cidadão é, no fundo, um tirano desocupado. Todo cidadão que se diz crítico é, no fundo, um tirano atarefado.   #   O entusiasmo bestial, que a tudo destrói, está presente, oculto, no fundo de todas as nossas convicções furadas.   #   A História é um grande desfile de falsos absolutos.   #   O que é o inferno? O inferno é senão o sofrimento de não ser mais capaz de amar.   #   Tudo aquilo que não podemos dizer, em alguma medida, nos define.   #   Ocupar o tempo livre com toda ordem de distrações é o mesmo que entorpecer o corpo, a mente e a alma com coquetéis de drogas e demais tranqueiras similares.   *   Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador e bebedor de café. Autor de...

QUANDO O CALDO ENTORNA

Prudência e canja de galinha, como nos ensina o velho ditado, nunca fizeram mal a ninguém. Agora, a falta da primeira tem feito um estrago danado na vida de muita gente. Os antigos nos ensinam que a prudência é a mãe de todas as virtudes, porque ela nos convida a arrancar nossas ações do guiamento das sombras da ignorância para que possam ser alumiadas e orientadas pelas labaredas da sabedoria. E sabedoria não é, de maneira nenhuma, aquela coleção de colóquios aguados que encantam e iludem muitos, sem incomodar ninguém. Sabedoria, antes de qualquer coisa, é o cultivo amoroso pela procura da verdade, onde quer que ela esteja, para que possamos conhecê-la e, conhecendo-a, permitir que ela redima nossos equívocos passados através das nossas decisões no momento presente, projetando, desse modo, uma nova orientação para as nossas escolhas futuras. Por essa razão, ela jamais será um conjunto de frases insossas, reverberadas por pessoas ocas, cheias de presunção e ornadas com títulos toscos e...

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO HETERODOXO #014

A vida é simples; logo, a felicidade também o é. Já a infelicidade, para poder justificar sua presença, não se cansa de repetir que a vida é confusa, complexa e que a felicidade seria apenas uma impossibilidade.   #   Como nos ensina o Santo Padre Pio: se realmente queremos ser perfeitos, devemos ser pacientes para aprendermos a suportar as nossas inúmeras imperfeições.   #   Sem dúvida alguma, a felicidade custa caro, mas não é com dinheiro que se paga o seu preço.   #   Ao iniciarmos algo, é importante que procuremos ir até o fim. Se não desejamos ir até o fim, é importante que procuremos finalizar, o mais rápido possível, aquilo que não pretendemos fazer.   #   Um esquerdista é um sujeito complicado; um direitista não é uma pessoa fácil; agora, o isentão é simplesmente intragável. Intragável e intratável.   #   A pergunta que não quer calar: que significa ser uma pessoa humana em um mundo onde m...