MAIS UM PARA A COLEÇÃO

Por Dartagnan da Silva Zanela

(1)
A idiotia não é somente transmitida oralmente. Não há necessidade de se promover um contato direto com a matéria fecal produzida verbalmente. Ela também pode ser transmitida pelo “clima” de uma época. Detalhe: também não é preciso sentir o odor putrefaz da pestilência no ar não. Basta encontrar-se imerso numa atmosfera societal onde a idiotia é reinante e catapimba! Jaz mais um idiota.

(2)
São Paulo Apóstolo nos ensina que tudo podemos; podemos dizer o que nos vier na telha e fazer o que nos der na ventana, porém, todavia e entretanto, nem tudo é conveniente.

Saber o que dizer, a quem falar, em qual ocasião proclamar e, principalmente, saber como fazer isso ou aquilo é algo que apenas um homem maduro sabe. Se são o for, o que temos são apenas inconvenientes malcriações disfarçadas de criticidade.

O mesmo vale para nossos feitos. Para todos eles.

(3)
Quem diz amar as grandes verdades sem necessariamente nutrir o mesmo apresso pelas pequenas, definitivamente, não ama nada que não seja o reflexo de seu ego inflado. Na verdade, tais tipos humanos não passam duma alma postiça desprovida de caráter que, no fundo, fogem da verdade como o diabo corre da cruz.

(4)
O homem sabido teme ser um idiota; o tongo tem medo de parecer um.

(5)
O povo, nas ruas, deu o seu recado. Um recado mais do que claro. Mas como a cúpula governista é surda, o congresso é sonso e a governante(a) é louca, vai saber o que poderá acontecer com nosso entristecido país.

(*) Professor e cronista.




Comentários