NÃO ME VENHA COM TRELELÉ

Por Dartagnan da Silva Zanela

TAPETE NÃO FALA - A oposição feita pelo PSDB ao governo é similar à contraposição do capacho à sola imunda dum velho sapato dum ignóbil senhorio.

BOBINHOS - Otimistas são tontos assustados. Tão assustados que tentam disfarçar seu medo com postiças esperanças. Pessimistas, por sua deixa, são tontos desesperados que tentam disfarçar a sua languidez com toda sorte de azedumes supostamente realistas. No fundo, ambos são bobinhos da mesma estirpe com polaridades contrárias. Ponto.

ISSO BASTA PRA ENTENDER - As humanidades, a grande literatura universal de maneira especial, existem para defender a grandeza humana de todos os tempos da mediocridade humana do tempo presente.

A CIDADANITE DE CADA DIA - Quando ouço alguém falar em cidadania não sei se começo a chorar, se dou uma escandalosa gargalhada, ou se simplesmente corro pra bem longe. É muita besteira presunçosa mal disfarçada com uma simplória palavra.

CRISTÃO LIGHT - Quer um resuminho da mentalidade do cristão moderninho, do assim chamado cristão light? É bem simples: é o cristão que desconhece os ensinamentos de Cristo, despreza os ensinamentos da Igreja de todos os tempos e que deseja transformar a sã doutrina Cristã numa simplória ideologia social que verse sobre algumas atitudes sociais politicamente-corretas. Ele quer ser bonzinho com tudo por temor do que o mundo fala delezinho, mesmo que isso signifique negar o Cristo bem mais de três vezes.

É DESSE JEITO - Somente as almas medíocres amam aconselhar. Os notáveis mostram como se faz.

É POR AÍ MESMO - Ensina-nos o Padre Vieira que dos inimigos que mais devemos temer, em primeiro lugar estão a soberba e a ingratidão. Vícios que nos fazem imaginarmo-nos maiores do que realmente somos, nos dando uma imagem muito menor daqueles aos quais somos devedores e, desse modo, agiganta-se as nossas fraquezas e debilita-se as qualidades que poderiam nos elevar em dignidade e verdade.

UMA QUESTÃO DE MEDIDA - O silêncio nem sempre é a melhor resposta e o grito, por sua deixa, muitas vezes não é a menos apropriada.

ORAR, LUTAR E ESTUDAR - Qualquer reação contra um projeto político organizado, com planos de médio e longo prazo, somente tornar-se-á eficaz quando os indivíduos que o combatem procurarem conhecer a estratégia de médio e longo prazo desse projeto para saber claramente quais são as finalidades que se intenta realizar através do dito cujo e como se pretende chegar a isso.

Sem esse trabalho, silencioso e soturno, toda e qualquer organização que vise enfrentar tal monstrengo irá malograr.

Sim, combater sem recuar, no momento, é uma atitude necessária; porém, aprender com o inimigo, em meio ao combate, como fez Catão em sua luta contra Aníbal Barca, é urgente.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com
Blog: http://dartagnanzanela.tumblr.com

Comentários