OS CRISTAIS ESTÃO EM CACOS


Por Dartagnan da Silva Zanela


ADEUS JANER – Por conta da muvuca que toma conta do Brasil, pensei em dar uma passada no blog do caustico escritor Janer Cristaldo que tive a felicidade de conhecer pessoalmente. Ao acessar a sua coluna blógica levei um susto. A última atualização datava do mês de outubro do ano passado. A mesma desde a última vez que eu havia acessado seu quixotesco blog. Pensei, com os olhos arregalados: será que ele morreu? Sim, ele nos deixou. Saiu da vida, discretamente, contrariando a maneira agitada de sua pena e tinteiro.

Um silêncio pairou e ficou em torno de sua partida. Poucos foram os veículos de impressa que noticiaram a sua morte. Pouquíssimos.

Tardiamente fiquei sabendo de seu adeus. Ele a muito sofria ele dum câncer que em 2014 o venceu, porém, não venceu, nem vencerá, a sua obra. Nem apagará as lições, as muitíssimas lições, que aprendi com o cáustico galderio.

Enfim, Cristaldo partiu sem que eu tivesse a oportunidade de me despedir e de lhe agradecer, por isso, faço-o agora, no silêncio das linhas que aqui encerro.

Descanse em paz Janer Cristaldo e obrigado por tudo que me ensinou.

APENAS ISSO - Os lerdos de entendimento imaginam-se, frequentemente, serem pessoas práticas. Nos piores casos, acreditam-se críticas. Seja como for, em todos os casos possíveis, no fundo, não passam de tolos presunçosos.

WALKING DEAD - Homens que deixam de sonhar estão dando seus últimos passos nesta vida; homens que vivem apenas a sonhar não dão nem os primeiros passos rumo ao viver e ambos fingem estar entre os vivos, caminhando feito walking dead bem aparentados.

A VERGONHA NÃO É MIÚDA - O marxismo corrompe a alma do princípio ao fim, reduzindo-a a uma idolatria histriônica e abjeta do que há de mais vil e rasteiro na face da terra. Por isso, os devotos desse credo repetem ininterruptamente os mantras de seus obscuros gurus para não despertarem, nem por um minuto, do estado alucinatório que é exigido pelas mais variadas seitas dialética-materialistas inspiradas nessa refinada patacoada.

E assim o é porque se o caboclo despertar o choque será tão grande que, das três, uma: ou ele deprime de maneira irreversível, ou ele se enfurece e parte para combater os absurdos que até então ele acreditava caninamente ou, como ocorre na maioria dos casos, o caipora fica tão chocado com a verdade, com a revelação de sua ridícula maneira de ser, que prefere fingir que não viu nada e volta bem quietinho a seguir no ritmo do trote de sua marcha bovina como um bom walking dead que é.

A DECISÃO É SUA - Em termos políticos, temos diante de nossos olhos, sempre, as seguintes opções: a primeira é a de aceitar, de pronto, sermos governados pelos ditames divinos. Como isso não ocorre com a frequência esperada em nossa sociedade, o que acabamos por ter em seu lugar é a governança ditada por tiranos de ocasião, ou a ditadura de nossos desejos e paixões, que são déspotas terríveis, diga-se de passagem.

Quando recusamo-nos a sermos governados pela Sabedoria das leis eternas, acabamos sendo domados pelos decretos de déspotas ou escravizados pela cegueira irascível de nossos vulgares desejos e impudicas paixões que, muitas das vezes, são vilmente manipulados pela sordidez dos mandatários do momento. E esse trem fuçado é toda a "liberdade" que temos quando negamos o leve fardo dos Céus.

LEVEM ISSO AO PÉ DA LETRA – O professor Olavo de Carvalho sempre brinda a todos nós com lições preciosíssimas que são-nos dadas através de suas publicações no facebook. Lições essas sempre condensadas em breves sentenças ou sucintos parágrafos. Uma dessas lições, publicadas em 01 de novembro de 2013, diz-nos o seguinte: “Tudo em volta induz à loucura, ao infantilismo, à exasperação imaginativa. Contra isso o estudo não basta. Tomem consciência da infecção moral e lutem, lutem, lutem pelo seu equilíbrio, pela sua maturidade, pela sua lucidez. Tenham a normalidade, a sanidade, a centralidade da psique como um ideal. Prometam a vocês mesmos ser personalidades fortes, bem estruturadas, serenas no meio da tempestade, prontas a vencer todos os obstáculos com a ajuda de Deus e de mais ninguém. Prometam SER e não apenas pedir, obter, sentir, desfrutar”. Ponto. E não me venha mais com chorumelas.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com
Blog: http://dartagnanzanela.tumblr.com 

Comentários